Parceria entre Fiocruz e Boehringer Ingelheim garante autonomia para a produção de medicamento contra Parkinson

Foto: Divulgação – Boehringer Ingelheim

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim anunciaram na semana passada a conclusão da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a fabricação do medicamento para tratamento contra a doença de Parkinson no Brasil, o pramipexol. O anúncio aconteceu em cerimônia realizada na embaixada alemã no Brasil, a convite do Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms.

A PDP firmada entre o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e a Boehringer Ingelheim permitiu o fornecimento, ao longo dos últimos oito anos, de mais de 121 milhões de unidades farmacêuticas, fabricadas pela indústria farmacêutica alemã, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O pramipexol oferece benefícios ao paciente, uma vez que estabiliza a doença e propicia melhor qualidade de vida. Desde 2018, Farmanguinhos deu início à fabricação interna de todas as etapas produtivas do medicamento, totalizando o fornecimento de 97.265.140 unidades do pramipexol aos pacientes do SUS. Para o ano de 2022, estima-se a demanda de mais de 30 milhões de unidades farmacêuticas, nas concentrações de 0,125mg, 0,250mg e 1,000mg, o suficiente para atender milhares de brasileiros no tratamento da doença de Parkinson.

“A conclusão de mais uma parceria pela Fiocruz demonstra a importância do instrumento das parcerias de desenvolvimento produtivo para a incorporação de tecnologia de produtos cruciais para o sistema de saúde, garantindo o acesso dos benefícios da ciência pela população”, destaca o Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Para o Presidente da Boehringer Ingelheim do Brasil, Marc Hasson, a PDP é de extrema relevância para a autonomia nacional na produção de medicamentos. Desta forma, os pacientes que têm a doença de Parkinson poderão se beneficiar e ter acesso ao tratamento. A empresa se orgulha da parceria na medida em que contribui com o sistema de saúde brasileiro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 200 mil pessoas convivem com a enfermidade no Brasil. Jorge Mendonça, Diretor de Farmanguinhos, ressalta que a PDP trouxe muitos benefícios, tanto em tecnologia quanto pela ampliação do acesso ao tratamento de ponta por usuários do SUS acometidos pelo Parkinson. Por outro lado, Mendonça acredita que a nacionalização deste Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) por uma farmoquímica nacional garante o fornecimento de um produto de qualidade, seguindo as regras sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fortalecendo nossa capacidade de absorção de tecnologias e gerando emprego e mão-de-obra qualificada no Brasil.

Além de Thoms, Hasson, Mendonça e Krieger, estiveram também presentes no evento o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga; o Presidente da Nortec, Marcelo Mansur, dentre outras autoridades e lideranças.