Parceria Thycotic: Oferta de soluções PAM

A T-Systems Brasil e a Thycotic, provedora americana de soluções de controle de contas privilegiadas (da sigla em inglês PAM), acabam de anunciar uma parceria válida para as Américas. Pelo acordo, a T-Systems passa a oferecer as soluções de PAM da parceira no modelo de serviços.
 
As soluções da Thycotic previnem ciberataques por meio da proteção de passwords, de endpoints e do controle do acesso a aplicações. A companhia conta atualmente com mais de 10 mil clientes em todo o mundo. O Head de Segurança da T-Systems Brasil, Márcio Uehara, lembra que o mercado brasileiro é carente deste tipo de solução e, mais que isso, de consultorias que implementem e façam a gestão dela para seus clientes.
 
“De acordo com o Gartner, as soluções de PAM estão se tornando prioridade quando se fala em segurança, isso porque há cada vez mais ataques de vazamentos e uma porta para isso são as contas privilegiadas”, explica, lembrando que as pessoas que têm acesso privilegiado a sistemas, como administradores de bancos de dados, por exemplo, são foco de ataques justamente por terem acesso mais abrangente que usuários comuns.
 
Um pesquisa realizada pela própria Thycotic apontou que 32% dos hackers exploram preferencialmente contas privilegiadas para ter rápido acesso a dados sensíveis. Além disso, 27% deles reconheceram que o acesso a contas de e-mail de usuários era o caminho mais fácil para divulgar dados confidenciais. Para 21%, este caminho passa pelo acesso aos equipamentos (endpoints).
 
“Hoje uma pessoa possui acesso a uma quantidade enorme de aplicativos incluindo conta de e-mail particular e corporativa, redes sociais, etc., por isso fica praticamente impossível lembrar e trocar senhas com frequência. É o que chamamos de ‘cyber fatigue’. Isso acaba gerando reuso de senhas em diferentes sistemas, ou seja, se um atacante consegue obter a senha do e-mail particular de alguém, existe uma grande chance dessa ser a mesma senha que essa pessoa utiliza também para acessar o e-mail corporativo no seu trabalho e outros aplicativos”, afirma Marcos Vinicius, Diretor Regional de Vendas da Thycotic para a América Latina, lembrando que os resultados da pesquisa indicam que 73% dos hackers acreditam que soluções tradicionais de segurança como firewalls de perímetro e antivírus são irrelevantes ou obsoletas.
 
Neste contexto, a T-Systems decidiu buscar uma parceria que permitisse um modelo de entrega de serviços diferenciado, com o cliente sendo cobrado por utilização. “Escolhemos a Thycotic pela facilidade de utilização da ferramenta. Com eles, a implementação e a gestão são simples e nos permitem oferecer sob demanda, o que era um pouco mais engessado em outras ferramentas”, revela Uehara.