Participação brasileira é destaque na edição de 2023 da Internationale Grüne Woche 2023

Foto: Divulgação Internationale Grüne Woche

Durante dez dias, a Internationale Grüne Woche (IGW) 2023 foi o palco para debates sobre o futuro das indústrias alimentícias e agrícolas. Com a presença de mais de 1.400 expositores de 60 países e cerca de 300 mil visitantes, um dos grandes destaques da edição deste ano da feira foi a massiva participação brasileira por meio de um estande coletivo com nove empresas.

Fruto de iniciativa entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada do Brasil em Berlim para fortalecer o papel do País como produtor sustentável, esta foi a primeira vez em mais de 30 anos que o Brasil participa de maneira tão expressiva na feira.

Entre os tópicos abordados na feira estavam os principais desafios globais e regionais do setor, considerando cenários de crise tais como mudança climática, perda de biodiversidade, guerras e cadeias de fornecimento interrompidas. Em contrapartida, também foram apresentadas e discutidas soluções para a obtenção de produtos e métodos de produção sustentáveis. “A Internationale Grüne Woche é o ponto de encontro para que empresas, formadores de opinião e membros da sociedade possam discutir alimentos regionais, sustentabilidade e proteção climática”, afirmou o Chief Financial Officer (CFO) da Messe Berlin GmbH, Dirk Hoffmann.

A importância da IGW foi evidenciada pelo alto nível de interesse político. Ao todo, cinco ministros alemães realizaram suas próprias visitas na feira, entre eles o Ministro Federal da Alimentação e Agricultura, Cem Özdemir. “A Internationale Grüne Woche destaca os desafios enfrentados pela indústria agrícola. Nesse sentido, queremos alcançar objetivos que garantam a segurança alimentar, a adaptação climática e a proteção do clima, além de oferecer aos agricultores um futuro. Isto só pode ser bem-sucedido com uma transformação sustentável”, disse o Özdemir.

Simultaneamente à feira foi realizado o 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), que reuniu 70 ministros de outras nações mundiais e onze organizações internacionais com o objetivo de discutir formas de transformação da agricultura e de sistemas alimentares tendo em vista os efeitos da mudança climática, a perda da biodiversidade, a pandemia de COVID-19 e a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia estão exacerbando a crise alimentar global. Em comunicado oficial, os Ministros da Agricultura se comprometeram a promover sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e à prova de crise, a tornar os alimentos acessíveis e seguros para todas as pessoas e a alcançar o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) de criar um mundo livre da fome até 2030.

Em sua primeira viagem internacional, o Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, esteve presente no encontro. Na ocasião, Fávaro reforçou o comprometimento que o País tem em se tornar sustentável o setor agrícola e alimentar por meio da agricultura de baixo carbono. Em mensagem oficial publicada na plataforma Twitter após o fórum, o ministro afirmou: “É essencial, ainda, trabalharmos por um sistema de comércio internacional agrícola aberto e com regras previsíveis, baseadas na ciência, para garantir a segurança alimentar global e promover o crescimento econômico inclusivo.”

Internationale Grüne Woche é recomendado por expositores e visitantes

Em pesquisa representativa, cerca de 9 em cada 10 membros do público geral estavam “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com sua visita à feira e iriam participar novamente no futuro. As mostras especiais atraíram grande interesse dos visitantes durante todo o evento. O bom humor entre os visitantes também foi refletido pelos expositores: na pesquisa representativa, cerca de 90% disseram estar “satisfeitos” ou “extremamente satisfeitos” com seus resultados na feira. Os objetivos mais importantes dos expositores – “apresentação da empresa” e “informação para os consumidores finais” – foram alcançados em um alto grau.

*A próxima edição da Internationalete Grüne Woche acontecerá entre 19 e 28 de janeiro de 2024. Como representante oficial da feira no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece a aquisição de ingressos e o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.