Entidade que representa oficialmente a economia alemã no Brasil há mais de 100 anos, anuncia Paulo Alvarenga da thyssenkrupp como seu novo Presidente
Nesta quinta-feira (23), a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) realizou sua Assembleia Geral Ordinária durante a qual foram anunciados o novo Presidente da instituição, assim como os membros que comporão a Presidência e Diretoria até março do próximo ano.
Paulo Alvarenga foi escolhido para suceder Manfredo Rübens (BASF) como Presidente da AHK São Paulo. Alvarenga é CEO da thyssenkrupp para a América do Sul e desde novembro de 2020 atuava também como Vice-Presidente da instituição, contribuindo de forma singular para as atividades da instituição, em especial, na área de energias renováveis e a aplicação do Hidrogênio Verde na indústria.
A expectativa é de que a nova Presidência intensifique ainda mais o relacionamento com autoridades dos Governos locais e da Alemanha, tendo em vista o novo papel que o Brasil pode desempenhar no cenário global com foco no potencial energético do País, em especial no que diz respeito às fontes renováveis de energia. A parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha é também fundamental para o contínuo desenvolvimento das atividades da Câmara nas áreas de inovação aberta, startups, diversidade e inclusão. Figuram também entre as principais propostas da instituição apoiar a rápida ratificação do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul, além de avançar nas negociações para um Acordo de Bitributação.
“É uma honra assumir a Presidência da Câmara e dar continuidade ao trabalho excelente iniciado pelo meu colega Manfredo Rübens. Representar a economia alemã no Brasil é uma tarefa de muita responsabilidade e estou animado para contribuir da melhor forma visando os interesses e demandas de nossas empresas associadas, assim como criando pontes e avanços para melhorar a competitividade da indústria brasileira”, afirmou Paulo Alvarenga.
Adicionalmente, por meio de votação, foram eleitos novos membros da Diretoria da instituição. Das 65 vagas, trinta e sete executivos foram reeleitos para um segundo mandato ou eleitos para dar início ao seu período como membro da Diretoria da Câmara. A lista completa pode ser acessada aqui.
Sobre o novo Presidente da instituição, Paulo Alvarenga
Paulo Alvarenga é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com um MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Gestão Empresarial pelo IMD, em Lausanne (Suíça).
Alvarenga ingressou na thyssenkrupp em 2012 como Vice-Presidente para a América do Sul, assumindo a posição de CEO da empresa para a região em 2017. Antes de atuar na thyssenkrupp, Alvarenga trabalhou durante 20 anos na Siemens.