P&D da Voith foca descarbonização e economia de energia

Foto: Divulgação Voith

No final de abril de 2023, a Voith descobriu um conceito que abre as portas para uma produção de papel neutra em CO2, além de reduzir o consumo de água em até 95% e o uso de energia em até 40%. Desenvolvido em parceria com a Essity, uma empresa com atuação no segmento de higiene e saúde, o conceito vem sendo testado na máquina piloto da Voith em Heidenheim, na Alemanha. Além desse conceito, a área de pesquisa e desenvolvimento da Voith vem trabalhando em diversas outras frentes promissoras. A fornecedora completa investe cerca de € 100 milhões por ano no desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis para impulsionar a descarbonização em todo o setor papeleiro.

Para isso, uma área estratégica de pesquisa é a seção de secagem, responsável pelo maior consumo de energia na fabricação do papel. Os cilindros de secagem usados nessa seção geralmente são aquecidos com vapor gerado pela queima de combustíveis fósseis. Para substituir os combustíveis fósseis, a Voith vem trabalhando intensamente em conceitos que permitam eletrificar esse processo. Essa pesquisa envolve a avaliação das diversas tecnologias existentes para a posterior escolha das soluções que mais se adequam às fontes de energia localmente disponíveis para cada fabricante. O processo de eletrificação proporcionará significativas reduções nas emissões de CO2 dos produtores de papel.

Além das estratégias de eletrificação, a Voith também vem pesquisando o uso de bombas de calor para a recuperação de calor – uma solução promissora para aumentar ainda mais a sustentabilidade do setor.

Por fim, as soluções digitais, os sistemas de controle inteligentes e as inovações na área de vestimentas e revestimentos de rolos também oferecem enorme potencial para significativos aumentos de eficiência.

A Voith participa de diversas iniciativas focadas na descarbonização do setor papeleiro, como a ‘Modellfabrik Papier’ (Fábrica Modelo de Papel). Nessa iniciativa, empresas que atuam em toda a cadeia de valor do papel se associaram a universidades e institutos de pesquisa para realizar pesquisa básica pré-competitiva para o setor como um todo.

Lada Bemert, Vice-Presidente de Novos Negócios e Pesquisa da Voith Paper e Vice-Presidente do comitê de acionistas da ‘Modellfabrik Papier’, confirma o impacto positivo da iniciativa. “Com a adoção de sistemas completamente fechados, minimizaremos as perdas de energia ao longo do processo”, explica Bemert. “Nosso objetivo é disponibilizar as tecnologias desenvolvidas em nossas pesquisas para os fabricantes de papel o mais rapidamente possível. Com isso, estamos definindo um importante caminho para o futuro do setor.”