Pela terceira vez consecutiva, STIHL está entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil

Foto: Divulgação STIHL

A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, está, pela terceira vez consecutiva, entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil. O resultado do ranking, promovido pelo instituto Great Place To Work (GPTW), em parceria com a Revista Época, foi anunciado na noite do dia 18 de outubro. Esta conquista soma-se às anteriores da organização, que também figura entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no setor da Indústria brasileira e no Rio Grande do Sul, no ano de 2020.

“Acreditamos que este reconhecimento é a chancela do sucesso realizado no sentido de valorização do principal ativo da organização: os colaboradores da STIHL. Entendemos que quanto mais felizes e satisfeitos estiverem, mais produtivas serão. Sendo assim, investimos em estrutura, programas e benefícios, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos profissionais que atuam na empresa. Desde o princípio, creditamos as pessoas como parte essencial da construção dos processos e dos resultados, de forma colaborativa e sustentável”, afirma o Diretor Recursos Humanos, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da STIHL, Diego Pereira.

Com foco na capacitação, um importante programa que a STIHL oferece é o Job Rotation, que possibilita troca de experiências aos colaboradores por meio de intercâmbio entre as unidades da STIHL no mundo – que pode durar entre três meses e três anos. O único requisito para adentrar o programa é atender à demanda técnica exigida para a vaga – e o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores é um trabalho constante dentro da STIHL. Por isso, também se destacam na empresa os programas de educação formal e de idiomas, em que até 50% dos custos com cursos do ensino superior, técnico e idiomas são subsidiados pela STIHL.

A empresa também possui o programa global de talentos e sucessão Journey, que visa mapear talentos e sucessores para diferentes níveis, garantir a gestão do conhecimento, estimular o desenvolvimento do potencial máximo dos funcionários e fomentar o autodesenvolvimento. Por meio de um processo que envolve a criação de um perfil do funcionário, avaliação da liderança, indicação de sucessores, reuniões sobre talentos mapeados, feedbacks aos colaboradores e a criação de planos de desenvolvimento individuais, o programa também permite a ampliação das possibilidades de carreira – seja internamente ou em outras empresas do Grupo STIHL. 

Outro fator é o olhar atento para a criação de um ambiente inclusivo e diverso. A participação de Pessoas com Deficiência (PcD), nessa linha, é uma prática que a STIHL adota há muitos anos, contando, atualmente, com 162 profissionais – número acima do que está previsto na legislação. Aos colaboradores surdos, por exemplo, a empresa criou o Mural Inclusivo, que oferece acessibilidade ao canal de comunicação interno por meio da gravação de vídeos em LIBRAS – prática que foi reconhecida pelo Top Ser Humano já em 2017. A linguagem também encontra-se como um dos cursos disponíveis aos funcionários na plataforma de capacitação online EAD STIHL – que reúne outras diversas aulas. Mas para viabilizar e manter um ambiente de respeito para com todas as pessoas, a organização também entende a importância de se combater qualquer tipo de preconceito. Assim, a STIHL criou um Programa de Diversidade interno, com voluntários que se dividem entre os pilares de Gênero, Raça e Etnia, PcD e LGBTI+ para promover ações de conscientização sobre essas temáticas.