Quase 70 anos de história no Brasil! E diversos modelos esportivos que marcaram gerações. A Volkswagen celebrou nesta semana a tradição em esportividade, reunindo no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), convidados para a primeira experiência ao volante do Novo Jetta GLI, sedã esportivo referência no segmento.
“O Jetta GLI é atualmente o carro mais rápido da Volkswagen no Brasil. Com este lançamento, pretendemos dar continuidade à nossa vasta história e vocação envolvendo modelos esportivos. Apesar de ser um modelo que já está no mercado há bastante tempo, o Jetta continua a surpreender a todos a cada nova versão e atualização”, disse Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.
O melhor Jetta de todos os tempos chegou em maio com motor 350 TSI, agora gerando 231 cv e 35,7 kgfm de torque. A nova transmissão, automática de dupla embreagem DSG® de sete marchas (DQ381), trouxe um escalonamento ainda melhor das marchas, graças a sétima marcha, trabalhando em rotações menores em velocidades de cruzeiro. Com o novo powertrain, o sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.
Andando na pista, o GLI soma a capacidade do motor com habilidades exclusivas. Além do conjunto inédito, o diferencial com controle eletrônico de escorregamento (eLSD) entra em ação entregando uma dirigibilidade mais precisa e com maior velocidade em curvas. O sistema, que funciona com uma embreagem multidisco no eixo dianteiro, distribui o torque entre as rodas, atuando no limite do escorregamento e permitindo uma melhora no comportamento dinâmico do carro.
A entrega de performance de modelos da VW não começou com a linha que vemos hoje. Desde os anos 60, a marca carrega em seu portfólio esportivos, como Karmann-Ghia e, nos anos 70, modelos como SP1, SP2, Super Fuscão, Passat TS, entre outros.
Durante o Performance Days, alguns dos modelos mais marcantes das últimas décadas estiveram presentes numa amostra do acervo de clássicos da marca.
No evento, também estava o modelo que é considerado o sucessor espiritual do Jetta GLI, o Santana Executive. Com sua carroceria três volumes, o conjunto de bancos Recaro e motor AP-2000 de 125 cv e 19,5 kgfm do torque, garantiam o equilíbrio perfeito entre conforto e esportividade.
Pointer GTI, com sua carroceria hatch com caimento de cupê na traseira, trouxe o motor AP-2000, produzindo 115 cv; e o Gol GTI, um dos modelos mais icônicos da linha esportiva da VW, se tornou lenda entre os carros nacionais por ser o primeiro modelo a trazer injeção eletrônica de combustível, como modelo 1989.
Entrando nos anos 2000, O Golf GTI VR6 de quarta geração trouxe uma nova proposta para linha do hatch com motor de seis cilindros, 2.8-litros e câmbio manual, entregando 200 cv e 27 kgfm de torque. No acervo, está o exemplar número 1, de apenas 99 produzidos.
Concluindo os representantes do acervo, o Golf GTE encerra a amostra marcando uma transformação da VW, sendo o primeiro modelo híbrido plug-in da marca no Brasil. Baseado no Golf de sétima geração, conjunto une o motor 1.4 TSI com o motor elétrico, com potência combinada de 204 cv e 35,7 kgfm de torque. A mesma performance do Golf GTI, mas com grande economia de combustível. Um clássico esportivo da nova geração!