Pesquisa do Centro Bávaro de Turismo indica papel da sustentabilidade na escolha do destino de férias

Foto: IStock

O que a população entende por sustentabilidade? E o que significa uma viagem sustentável? São as respostas para essas perguntas que a pesquisa “Viagem e Sustentabilidade” (Reisen und Nachhaltigkeit, no original em alemão), realizada pelo Centro Bávaro de Turismo (Bayerisches Zentrum für TourismusBZT), busca obter. O documento foi desenvolvido pela consultoria GfK em setembro de 2022 e fornece insights sobre a compreensão da sustentabilidade e sua relação com o turismo.

Quando se trata de viagens de férias, a sustentabilidade desempenha um papel decisivo para 15% dos entrevistados, sendo que a proporção entre famílias com crianças e na faixa etária de até 49 anos é maior do que entre pessoas com 50 ou mais anos de idade.

O levantamento indica também que as pessoas que frequentemente prestam atenção à sustentabilidade o fazem em maior escala quando viajam. Quase 40% das pessoas que viajaram entre 2019 e 2022 prestaram atenção aos selos e certificados de sustentabilidade durante sua viagem – entre as famílias com crianças o número é de quase 50% e entre as pessoas que consideram a sustentabilidade ao fazerem suas compras diárias, 57%.

Entre os pontos mais interessantes observados pelos pesquisadores está a opinião pública sobre a expansão das energias renováveis: 53% dos entrevistados não se incomodam com a presença de parques solares ou turbinas eólicas em regiões turísticas.

Considerando todos os dados reunidos na pesquisa, grande parte dos entrevistados considera que viagens sustentáveis protegem a natureza e o meio ambiente, bem como a cultura da população local. Por outro lado, um quinto dos participantes considera as viagens sustentáveis caras.

A pesquisa coletou respostas de mails de 2 mil homens e mulheres entre 18 e 74 anos na Alemanha. O conteúdo pode ser acessado na íntegra em alemão aqui.

Sobre o Centro Bávaro de Turismo

O Centro Bávaro de Turismo foi criado em 2019 na Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten como parte da iniciativa de turismo do Ministério da Economia da Baviera para aumentar a transferência de conhecimentos entre a prática e a pesquisa no campo turístico.