A digitalização abre grandes oportunidades para o setor da agricultura – entre eles a sustentabilidade, a produtividade e a transparência. Contudo, para que seja possível digitalizar as atividades agrícolas, a robótica surge com um papel considerável. Como prova disso, a Rede Digital de Competência Agrícola (Kompetenz-Netzwerk Digitale Landwirtschaft Bayern – KNeDL), que faz parte da Bayern Innovativ, divulgou um relatório repleto de informações e instruções sobre a introdução da robótica na agricultura.
O relatório reúne os resultados de vários estudos e pesquisas sobre o tema, além de abordar os desafios e oportunidades da digitalização agrícola na Baviera. Adicionalmente, cases do setor referentes às áreas de aplicação também estão presentes no documento.
De acordo com o Chefe da KNeDL, Christian Metz, a melhor forma para os agricultores enfrentarem os desafios atuais é a utilização de soluções inovadoras. Para os produtores, o suporte fornecido pelos robôs é uma maneira de facilitar o trabalho e economizar tempo. Além disso, seu uso também promete uma utilização mais eficiente dos recursos. Robôs de ordenha e de alimentação, assim como robôs para cultivo do solo, semeadura, colheita, fertilização e proteção de plantas já são parte do uso geral dos produtores.
Outra tecnologia já estabelecida no setor agrícola é o sistema mundial de navegação por satélite (Global Navigation Satellite System), aplicado há muitos anos para localização e controle de máquinas agrícolas. Entretanto, as empresas menores só se beneficiarão da mudança digital por meio de abordagens eficientes de experiência de usuário (User Experience). “Ao aumentar a eficiência e reduzir a carga dos agricultores, a digital farming pode permitir que os produtores menores permaneçam competitivas”, disse Jörg Dörr, Professor de agricultura digital na Universidade Técnica de Kaiserslautern e Diretor do Instituto Fraunhofer IESE.
Mais de dois terços dos participantes da pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Agrícola do Estado da Baviera (Bayerischen Landesanstalt für Landwirtschaft – LfL) afirmaram que já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em suas atividades. A maior parte dos investimentos foi voltado para o mapeamento digital de campo, os sistemas de direção automática e comutação de seção controlada por Global Positioning System (GPS).
Um ponto de destaque da pesquisa diz respeito aos maiores desafios para o setor. De acordo com os dados coletados, altos custos de aquisição, segurança dos dados e a falta de compatibilidade entre os vários sistemas são os principais obstáculos para produtores. Soma-se a isso a falta de expansão das redes de telefonia móvel em algumas áreas rurais. Porém, campanhas de informação, subsídios do Estado para os agricultores individuais e aconselhamento de instituições como a Bayern Innovativ estão tendo efeito para mudança desse cenário.
As oportunidades de digitalização respeito à robótica são grandes. Para garantir maior êxito, é necessário expandir a tecnologia, aumentar a aceitação e criar condições legais e técnicas. A Bayern Innovativ contribui no desenvolvimento de novos soluções com a KNeDL. “Informamos as empresas agrícolas e os municípios e nós conectamos com várias empresas e instituições que lidam com a digitalização”, explicou Metz.
O documento completo em alemão está disponível gratuitamente no site da Bayern Innovativ.
Sobre a Bayern Innovativ
Como uma instituição neutra do Estado Livre da Baviera, a Bayern Innovativ reúne dados especializados relevantes para pequenas e médias empresas, de modo que elas possam implementar com sucesso suas inovações. A Bayern Innovativ apoia a inovação como o coração e a espinha dorsal de um ecossistema aberto, sustentável e adequado para o futuro. Para tornar a inovação possível, a instituição conecta pessoas com uma ampla gama de conhecimento nos campos da indústria, ciência, administração e política. Além disso, a Bayern Innovativ Gerencia e impulsiona projetos de inovação, bem como permite o networking.