Pesquisa mundial da Bosch aponta que a IA é tão importante quanto o surgimento da Internet

Foto: Divulgação Bosch

Realizada pela Bosch, líder global em tecnologia e serviços, a pesquisa Tech Compass 2024 ouviu 11.264 pessoas em todo o mundo e concluiu que: para 73% dos entrevistados a IA generativa é tão relevante quanto o surgimento da Internet. A pesquisa oferece um olhar abrangente sobre o impacto da tecnologia na vida humana e pesquisou o tema em sete países – Brasil, China, Alemanha, França, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. O nível de importância dado à Inteligência Artificial é um ponto em comum entre todos eles, demonstrando o impacto que essa tecnologia tem e continuará a ter em nossas vidas no futuro.

Outro dado relevante é que 49% das pessoas em todo o mundo afirmam sentir-se preparadas para a iminente era da IA, indicando que muitos ainda estão se adaptando e se familiarizando com as possibilidades e desafios que a Inteligência Artificial traz e trará. Esses números refletem a crescente conscientização e aceitação da IA como uma parte fundamental do futuro da humanidade.

O estudo é focado na receptividade geral das pessoas à Inteligência Artificial, bem como o impacto da IA em suas vidas cotidianas e seu papel na sociedade. Quando perguntados sobre os benefícios da IA, os entrevistados em todo o mundo citam: facilitar a vida (49%) e o trabalho (45%), além de melhorar a saúde (44%). Um pouco diferente da média mundial, no Brasil, 46% acreditam que a tecnologia vai proporcionar “melhores resultados (no trabalho)”. Ao mesmo tempo que a perda de emprego devido à automação é a principal preocupação dos brasileiros quando perguntados sobre os efeitos negativos da IA: 55% acreditam nisso, seguindo a tendência global nesse quesito.

A pesquisa ainda questionou os participantes sobre o preparo de seus respectivos países para a IA, percepção sobre debates públicos acerca do tema, nível de inteligência da tecnologia, aspectos positivos, combate às mudanças climáticas, entre outros temas. 

Sobre a pesquisa

Para este estudo, pessoas com 18 anos ou mais foram pesquisadas on-line em sete países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA) em dezembro de 2023 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Robert Bosch GmbH. Na França, na Alemanha e no Reino Unido, a amostra considerou um mínimo de 1.000 pessoas cada; no Brasil, na China, na Índia e nos Estados Unidos, foram consideradas no mínimo 2.000 pessoas para cada país. As amostras são representativas do respectivo país em termos de região, gênero e idade (Brasil, Alemanha, França, EUA, Reino Unido: 18-69 anos / China, Índia: 18-59 anos).