Pesquisa PwC sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento 2022

Foto: Divulgação Pixabay

A pressão sobre as cadeias de suprimentos atingiu níveis talvez nunca vistos. Elas sempre foram fundamentais, mas seu papel costumava ficar em segundo plano. A pandemia da covid-19 e a disrupção que ela causou mudaram isso, revelando a importância das cadeias de suprimentos para um público muito mais amplo. Hoje, as empresas estão trabalhando para melhorar a resiliência, aumentar a eficiência e manter suas entregas aos clientes.

 

A pandemia também acelerou a necessidade de atualizar e melhorar as cadeias de suprimentos para operar em um mundo cada vez mais digital. Enquanto as empresas enfrentam os efeitos de pressões inflacionárias, economia volátil, crescente incerteza geopolítica e pandemia persistente, nossa Pesquisa sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento 2022 mostra que ainda há muitos desafios para conseguir otimizar totalmente essas estruturas.

 

Enquanto se detêm em aspectos básicos da cadeia de suprimentos, como aumentar a eficiência e gerenciar custos, as empresas estão perdendo oportunidades de criar valor em digitização, sustentabilidade e transformação.

A maioria dos participantes classifica vários atributos do fornecedor como um risco moderado ou grande, mas poucos veem o aumento do número de fornecedores, a transformação das práticas de compras ou o aumento da capacidade de resposta e resiliência como prioridades – uma total desconexão.

A forma como a tecnologia emergente é usada nas operações da cadeia de suprimentos varia muito, assim como os planos futuros de investimento. Porém, 80% dos entrevistados dizem que os investimentos em tecnologia não produziram totalmente os resultados esperados, e os motivos para isso são muitos.
Ao digitizar suas cadeias de suprimentos, as empresas precisam fazer esforço para esticar seus orçamentos, mas ter o talento e a tecnologia certa também são questões importantes.

Muitas empresas – 58% dos entrevistados – estão observando uma rotatividade de funcionários da cadeia de suprimentos maior do que a normal. Apenas 23% concordam plenamente que têm as habilidades digitais necessárias para atingir metas futuras. A maioria espera fazer mudanças em seus sistemas operacionais no próximo ano.

Atender às mudanças regulatórias e identificar os riscos do fornecedor são os principais desafios ambientais, sociais e de governança (ESG), mas poucas empresas estão dando a atenção devida a relatórios e métricas ESG.

Os 244 líderes de operações e tecnologia da informação, executivos da alta administração e outros executivos da cadeia de suprimentos que participaram da pesquisa estão claramente sobrecarregados com o gerenciamento das perturbações atuais. Mas, por mais importante que seja vencer as batalhas do dia a dia, as empresas também precisam aproveitar as oportunidades reveladas em nossa pesquisa, pois elas podem ajudar a melhorar suas chances de sucesso a longo prazo.