Petrobras desenvolve com a SAP solução para economizar com expedição de materiais

Foto: Pixabay

Um processo de automação desenvolvido pela Petrobras, com mentoria da SAP, promete otimizar os trâmites de expedição de materiais da empresa, dentro de sua jornada de transformação digital. A solução, originada em uma maratona de inovação da companhia, a Innoweeks Petrobras, tem o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.

Nomeada “Expedição Inteligente”, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas como parte do hackathon interno, realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America e que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas. Para chegar às soluções dos desafios propostos pela competição, os cinco times participantes percorreram quatro ciclos de desenvolvimento, com a criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.

“A inovação é um dos principais pilares da gestão da Petrobras. Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs, focando em resolver juntos desafios importantes para o desenvolvimento da Petrobras. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirmou o Chief Digital Transformation Officer (CDO), da Petrobras, Robert Nunes.

Para Matheus Souza, CDO do SAP Labs Latin America, a parceria mostra como a tecnologia pode auxiliar nas jornadas de inovação e transformação digital de clientes e parceiros da SAP. “A Petrobras e a SAP uniram seus labs de inovação para auxiliar na resolução de problemas de negócios e estimular o processo criativo”, definiu.

A equipe vencedora, formada por profissionais das áreas de Suprimentos, Tecnologia, Logística, Planejamento e Gestão de Estoques, conquistou a primeira colocação nas quatro categorias da competição: Apresentação; Design; Viabilidade Técnica e Inovação. A tecnologia conta com recursos que melhoram a expedição de materiais e otimizam operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais, embarque, entre outros. “Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes, reduzindo gastos da ordem de 37 milhões por ano”, explicoi Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.

Para maiores informações sobre os desafios e premiação: https://bit.ly/3aerKvO