Pigmentos LANXESS transformam escultura em estrela colorida

Foto: Divulgação LANXESS

Uma nova estrela “surgiu” sobre um antigo complexo de quartéis no noroeste de Augsburg, na Baviera (Alemanha). Construída a partir de concreto colorido com pigmentos inorgânicos fabricados pela empresa de especialidades químicas LANXESS, a Estrela Urbana (Urban Star) é uma grande escultura em forma de estrela feita de blocos de concreto coloridos e iluminados. Vinte e quatro cubos são feitos de concreto translúcido, dentro dos quais luzes LED são incorporadas. Durante o dia, a aparência da escultura é caracterizada pelos cubos coloridos, com o concreto translúcido tornando-se cada vez mais proeminente à medida que o crepúsculo se aproxima.

“A estrutura é construída para durar, e o efeito de cor desejado é projetado para ser apreciado por muitos anos. É por isso que decidimos usar pigmentos de óxido de ferro, que são conhecidos por permanecerem com sua cor estável ao longo de décadas e podem suportar qualquer condição climática”, disse Oliver Fleschentraeger, gerente do segmento de mercado de construção da unidade de negócios de Pigmentos Inorgânicos (IPG), da LANXESS.

Cores vívidas de dia e de noite

A “Estrela Urbana” de acesso público está localizado no centro de uma praça do distrito Kobelcenter-Süd que abrange cerca de 800 metros quadrados. O esquema da estrutura em blocos e a superfície de seus cubos de concreto coloridos são uma reminiscência das paisagens urbanas do centro da cidade, tipicamente encontradas no oeste dos EUA.

Os cubos de concreto coloridos possuem suas cores produzidas com pigmentos inorgânicos Bayferrox, marca testada e comprovada pela LANXESS quanto a resistência aos fatores climáticos, com preto, vermelho e amarelo sendo as cores dominantes; um pigmento azul cobalto desenvolvido pela Harold Scholz & Co. GmbH, de Recklinghausen, também é usado. Os cubos pretos de concreto translúcido fabricados pela LUCEM GmbH, sediada em Aachen, também são pigmentados com Bayferrox e consistem em painéis de concreto translúcido medindo cerca de dois centímetros de espessura.

A “Estrela Urbana” é fixada ao solo por meio de uma placa de base de concreto armado de 25 centímetros de espessura, que se projeta em cerca de 10 centímetros e segue o contorno da estrela. A placa de base fica em uma base que foi comprimida camada por camada. Uma subestrutura sólida em forma de degrau para os cubos de concreto colorido e feita de concreto padrão foi montada na placa de concreto armado. A superfície do concreto foi especialmente impermeabilizada. Os cubos de concreto e de concreto translúcido são montados na subestrutura com argamassa drenante nas bordas e diretamente na placa da base. A argamassa de drenagem em combinação com a drenagem escalonada garante que toda a água abaixo dos cubos de concreto seja drenada corretamente.