Pilz do Brasil lança moderna linha de sensor de radar

Foto: Divulgação / Pilz do Brasil.

A multinacional alemã Pilz do Brasil, especializada em segurança de máquinas e automação industrial, faz o lançamento no País do PSENradar, moderno sensor de radar para monitoramento seguro nos mais desafiadores ambientes industriais, como no processamento de madeira, de minerais e aço, bem como na indústria pesada e nas áreas de transporte e logística e, inclusive, aplicações robóticas.

A nova linha de sensor de radar dispõe de uma estrutura de dois canais, oferecendo alto de nível de performance e categoria 3, com alcance de até 5 metros, além de ângulos de abertura mais estreitos de 20° na vertical e 20° a 100° na horizontal. O benefício é que o ângulo de abertura no novo sensor pode ser configurado em incrementos de 10°. O ajuste flexível, tanto pelo alcance quanto pelos ângulos de abertura, proporciona que a aplicação seja organizada de forma personalizada e rápida. Isso também contribui para a maior disponibilidade.

Além das funções voltadas à segurança da operação, inclui-se também o monitoramento de áreas, ou seja, permite a colocação da máquina em um estado seguro assim que uma zona perigosa é ultrapassada. O sistema é capaz de fazer a proteção para o acesso pela parte traseira, impedindo que a máquina volte a funcionar sozinha, enquanto ainda houver pessoas na área perigosa. Assim, evita-se períodos de parada e garante-se a disponibilidade da aplicação robótica.

O PSENradar apresenta ainda uma nova função de autoaprendizado, possibilitando realizar alterações nas áreas de advertência e de proteção durante a operação como, por exemplo, a inclusão de uma caixa de ferramentas ou o descarte de materiais. O modo de aprendizagem garante que isso não seja avaliado como uma violação na área de segurança, mas como um ajuste. Não é necessário fazer uma nova configuração. Com as alterações posteriores, os usuários se beneficiam pelo manuseio mais flexível do fluxo de materiais, economizando esforços desnecessários com a configuração da aplicação.

O novo sistema de radar pode ser integrado junto com o minicontrolador configurável e seguro PNOZmulti 2 da Pilz, oferecendo uma solução de serviço completa desde a apreciação de risco, integração de sistemas até a avaliação de conformidade para o monitoramento de áreas de proteção em condições de uso rigorosas. Com esse serviço, os usuários recebem também uma solução de radar que inclui uma avaliação de conformidade. O resultado é uma solução segura, econômica, abrangente e completa para o monitoramento da área de proteção em ambientes desafiadores.