Pilz do Brasil lança portfólio completo de serviços para operadores de veículos autônomos

Foto: Divulgação Pilz do Brasil

Especializada em segurança de máquinas e automação industrial, a Pilz do Brasil desenvolveu um pacote completo de serviços para veículos autônomos, envolvendo desde a consultoria até a implementação de aplicações seguras. Além de garantir a segurança e a produtividade da operação, o portfólio atende às exigências da ISO 3691-4, a mais importante norma internacional  que define procedimentos de segurança para um sistema de transporte autônomo, tanto para  o fabricante  quanto para o operador.

A multinacional alemã ressalta que são necessários requisitos especiais de segurança quando pessoas e máquinas (veículos autônomos) compartilham o mesmo espaço de trabalho, uma vez que ambos devem operar sem problemas ou perigo – com produtividade  – em um mesmo ambiente.

Para atingir tal objetivo, o pacote completo da Pilz do Brasil começa com o desenvolvimento dos conceitos de segurança na fase do projeto, incluindo a revisão da apreciação de risco pelo fabricante do AGV e AGV múltiplos (sigla em inglês que significa Automated Guided Vehicle) e a validação detalhada das funções de segurança. Destaca-se que a revisão inicial do AGV contribui para evitar custos desnecessários e economizar tempo na operação.

Com esse portfólio, a Pilz do Brasil oferece aos operadores a solução segura e produtiva para a intralogística, mesmo considerando condições especiais e infraestruturais. O pacote completo inclui também comissionamento e cursos de treinamento sobre operação segura.