Pilz lança mundialmente relé myPNOZ, considerado um marco da automação segura

Foto: Divulgação Pilz

Neste mês, simultaneamente com a matriz, na Alemanha, e demais companhias do grupo, a Pilz do Brasil, especializada em segurança de máquinas e automação industrial, faz o lançamento do relé myPNOZ, considerado um marco da automação de segurança.

Especialmente desenvolvido para era da digitalização, o mais novo produto da família de relés da Pilz é o primeiro do mundo a ser produzido para atender às necessidades do usuário de forma individual e personalizada, ou seja, trata-se de uma solução de segurança calculada, conforme a apreciação de risco e capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente.

“A novidade é a individualização do produto, que inclui um processo de criação, simulação e encomenda até então inédito, além de facilitar o processo de comissionamento do cliente”, afirma Paulo Fernandes, diretor geral da Pilz do Brasil.

De modo geral, explica o executivo, o inovador relé myPNOZ de segurança é modular, flexível, personalizado e fácil de usar. E é dirigido a fabricantes de máquinas e integradores de automação de todos os setores, ideal para aplicações de segurança em áreas de complexidade simples a média, com duas a dezesseis funções seguras de entrada, sem a necessidade do uso de software de engenharia na aplicação.

A personalização do relé, segundo Fernandes, deve-se ao myPNOZ Creator, ferramenta online que integra a solução, disponibilizando ao cliente, a partir de uma variedade de possibilidades, uma solução completa e adequada às suas demandas. Para atingir a funcionalidade ideal, não são necessários conhecimentos sobre softwares (para a programação ou criação), pois a lógica da vinculação das funções de segurança já é definida pela sequência de inserção.

“Como resultado é gerado um produto ‘virtual’ que será encomendado à Pilz. A Pilz irá montar, testar e enviar ao cliente a solução na forma de sistema pré-configurado, pronto para a instalação. Também para essa etapa não são necessários conhecimentos sobre programação nem um software específico para a instalação. O usuário recebe a matriz de Causa e Efeito em termos práticos, a matriz técnica que auxilia no comissionamento. Recebe também um código de identificação do produto, de modo que, o mesmo dispositivo possa ser comprado novamente”, destaca Fernandes.

A montagem lógica, acrescenta o diretor geral da Pilz, evita o desperdício de componentes não utilizados, além do enxuto processo de configuração e de envio do novo relé myPNOZ, se comparado aos relés de segurança convencionais. Tudo isso resulta em benefícios aos usuários, como ainda reduz os custos de cabeamento e da necessidade de espaço de armazenamento.

Em relação ao hardware, o novo relé é constituído de um módulo principal com módulos de expansão conectáveis. O módulo principal contém a alimentação de tensão, além de uma função de segurança organizada. Cada módulo de entrada pode monitorar até duas funções de segurança.

Para mais informações sobre o produto, acesse o link: https://www.pilz.com/pt-BR