Pilz lança sistema seguro e inteligente de portas de proteção PSENsgate

Pilz lança sistema seguro e inteligente de portas de proteção PSENsgate
Foto: Divulgação/Pilz

Referência na fabricação de produtos para as áreas de segurança em máquinas e automação industrial, a multinacional alemã, Pilz do Brasil, lança no mercado nacional o sistema de portas de proteção PSENsgate, que combina a monitoração de portas com o bloqueio seguro e elementos de comando em um único sistema, muito utilizado em células robóticas.
Segundo Leandro Rodrigues de Oliveira, técnico de aplicações da Pilz, o PSENsgate apresenta como diferencial comando incorporado na chave, o que torna o projeto mais econômico. “Com a aplicação de apenas um sistema montado, todas as funções de segurança e elementos de operação estão integrados. Também dispõe de inúmeros sistemas com elementos de comando e acionamentos opcionais como, por exemplo, botões de pressão, interruptor com chave, botões luminosos, parada de setor, parada de emergência ou desbloqueio em caso de emergência, ou seja, um sistema de escape, contendo um controle operacional remoto ou fixo”, explica.
O PSENsgate, além de atender até categoria 4 de segurança, é PLe (nível de performance máximo), cumprindo as normas da NR-12. “O novo sistema apresenta outros benefícios, entre eles: menos trabalho com a montagem e fiação, graças aos elementos de comando integrados e à possibilidade de conexão serial, como também apresenta máxima categoria de segurança com apenas uma chave por porta de proteção. Possui LED de diagnóstico que possibilita tempos de reação rápidos a alterações do status, e ainda parada de emergência integrada, que permite prescindir de fiação e módulos de ampliação”, conclui Oliveira.