Planta da BMW em Araquari faz terceira e maior ampliação de painéis solares

Foto: Divulgação BMW

A fábrica do BMW Group em Araquari segue firme no propósito de ser mais verde, aumentando o uso de energia renovável na produção, e anuncia, pela terceira vez, a ampliação da área coberta de painéis fotovoltaicos localizada sobre o prédio da Montagem. A expansão é a maior realizada até agora e vai aumentar para 20% a área de telhado coberta por painéis, totalizando agora 1902 painéis cobrindo uma área de 9.940 m².

São mais 820 painéis fotovoltaicos. A instalação deve aumentar em 418 kWp a capacidade de geração de energia, totalizando 923 kWp, e mais de 1000MWh ao ano.

Com isso, a Planta Araquari chega ao equivalente a cerca de 650 unidades produzidas exclusivamente com energia solar, numa produção de 10 mil veículos. Antes dessa última ampliação, a marca era de cerca de 300 unidades feitas com energia solar.

Com essas e outras ações, a planta segue também a meta do BMW Group no mundo de redução de emissões. Uma das metas, é reduzir em 80% a emissão de CO₂ na produção, por veículo. Outras metas que estão na lista é reduzir em 20% a emissão de CO₂ por veículo na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso, também por veículo.

Sustentabilidade é marca registrada da Planta Araquari

A fábrica em Araquari é exemplo da sustentabilidade tão incentivada pelo BMW Group. Além de manter um constante monitoramento da flora e fauna que rodeiam o terreno onde a fábrica se localiza, há diversos projetos de redução de energia, água e de emissão de resíduos para descarte. Considerando apenas os números de 2019 a 2021, por unidade produzida, a fábrica do BMW Grou em Araquari já teve a redução de 22% no consumo de energia, de 29% do consumo de água e de 80% nos resíduos produzidos.

A fábrica também conta com o certificado I-REC já que a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração de energia eólica no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Além disso, dois projetos criados na planta Araquari, o Upcycle Element e o Seal the Deal são reconhecidos por prêmios internos e externos como o Fritz Müller concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina.

Há também a Unidade de Combate a Incêndio Elétrica (UCI Elétrica), desenvolvida especialmente para a planta catarinense e o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil.