Plataforma digital da Bayer chega a 22 milhões de hectares mapeados no Brasil

Foto: Divulgação – Bayer

A Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer, registrou um alcance recorde nas lavouras brasileiras no último ano e tem se tornado uma aliada cada vez mais relevante para os agricultores. Entre 2020 e 2021, o uso da ferramenta no país saltou de 12,8 milhões de hectares monitorados para 22 milhões, um incremento de 72%.

A área equivale a mais da metade dos hectares de soja plantada no Brasil, principal produtor mundial do grão. Globalmente, o monitoramento da plataforma teve uma alta de 20% em relação a 2020, saindo de 60 milhões de hectares para 72 milhões.

Este crescimento mantém a Climate FieldView™ como plataforma líder de agricultura digital e comprova a disposição dos agricultores, em especial dos brasileiros, de adotar soluções inovadoras no campo, segundo Abdalah Novaes, Líder de Negócios da Bayer para a América Latina. “O FieldView tem se mostrado uma ferramenta essencial para a tomada de decisão dos produtores rurais e é capaz de se adequar às necessidades de cada um deles. Por este motivo, o ritmo de crescimento da nossa plataforma, especialmente no Brasil, segue acelerado”, afirma.

Lançada no país na safra 2017/2018, a plataforma já ajudou produtores rurais brasileiros a economizar na aplicação de adubos e defensivos, otimizar o uso de recursos naturais e a tomar decisões mais assertivas para diferentes lavouras, desde soja, milho e algodão, até outras culturas como café, cana-de-açúcar e hortaliças. Hoje, agricultores de mais de 20 países dispõem das funcionalidades e benefícios do FieldView.

“A transformação digital está modificando a forma do produtor rural de enxergar sua propriedade, ajudando-o a extrair o máximo potencial das soluções que ele já utiliza, como biotecnologias e insumos, permitindo que ele gerencie as operações com mais eficiência. O FieldView, por exemplo, tem capacidade exclusiva e única de capturar dados mais importantes de uma produção, algo que, no final, possibilita ao agricultor a enxergar valor na tecnologia que contratou”, pontua Novaes.

O crescimento da plataforma no Brasil coincide com um momento em que fatores como adversidades climáticas e alta de custos atrelados à produção agrícola exigem uma maior eficiência nas tomadas de decisão. Diante deste cenário, o FieldView tem possibilitado ao produtor rural extrair o maior retorno possível de cada investimento realizado.

“Com o FieldView os agricultores podem integrar seus dados em um único lugar, gerenciar suas operações com mais eficiência e maximizar sua produtividade e lucratividade, de maneira muito mais sustentável. A ferramenta ainda permite que o produtor monitore cada metro quadrado de sua propriedade. Desta forma, as aplicações de sementes, fertilizantes e defensivos são realizadas com uma distribuição mais eficiente”, finaliza Novaes.