A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, fechou parceria com a SAP para introduzir um sistema de admissão digital via soluções da SAP HXM, gerando maior governança, comodidade, agilidade e transparência em todo o processo de recrutamento e contratação. Mais de 7 mil colaboradores já foram admitidos por meio do novo sistema desde sua implantação, em outubro de 2021.
Multi-idiomas (português, espanhol, francês e crioulo), a solução foi desenvolvida como uma extensão BTP da plataforma SAP SFSF e pensada para atender a colaboradores de diversas nacionalidades. Por meio dela, a empresa tem contratado não somente brasileiros, mas também estrangeiros e refugiados vindo de países como Angola, Cuba, Gâmbia, Guiné-Bissau, Haiti, Paraguai, Senegal e Venezuela.
“O uso da admissão digital cria uma melhor experiência aos novos colaboradores, pois gera agilidade e transparência no processo, além de ser mais seguro em termos de proteção de dados sensíveis”, afirma Marcus Almeida, Vice-presidente de SuccessFactors na SAP Brasil.
Com a nova solução, todo o processo de contratação da BRF passa a ser realizado de forma digital – do recrutamento e seleção até o cadastro final do novo colaborador e a conferência da documentação. A mudança permitiu que a empresa concentrasse os processos de admissão realizados em todo o país no Centro de Serviços Compartilhados da Companhia, em Itajaí (SC).
“A admissão digital traz facilidade para os dois lados envolvidos no processo: os candidatos e os profissionais de RH,” explica Jayro Fava, Sócio-diretor da STRONGIT, consultoria especializada em HXM responsável pela implementação do projeto. “O colaborador consegue enviar seus dados e documentos com facilidade, inclusive por meio de um celular. Já os analistas de RH ganham total controle sobre o andamento do processo, podendo visualizar, editar e validar instantaneamente as informações e a documentação recebida.”
“A digitalização gera eficiência em nossos RHs locais. Ao eliminarmos a necessidade de salvaguarda física de documentos, trazemos maior governança, eficiência e proteção de dados sensíveis de nossos colaboradores”, afirma Clayton Farina, Gerente Executivo RH CSC da BRF. “A receptividade pelos novos colaboradores foi positiva, pois com esta solução eles ganham autonomia e conduzem o envio da documentação sem necessidade de tirar cópias de documentos, além de poder acompanhar o processo até a conclusão e já terem acesso à cultura digital da empresa.