Porsche assina carta de intenções para captura de CO₂

Foto: Divulgação Porsche

A sétima reunião anual do Diálogo Estratégico da Indústria Automotiva de Bade-Vurtemberga (SDA) em Berlim marca um marco na colaboração entre o governo do estado de Bade-Vurtemberga, a Porsche AG e o Centro de Energia Solar e Pesquisa de Hidrogênio Bade-Vurtemberga (ZSW). O Primeiro-Ministro Estadual Winfried Kretschmann, Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo de Finanças e TI da Porsche AG, e o Professor Frithjof Staiß, Diretor Geral da ZSW, assinaram conjuntamente uma carta de intenções para desenvolver e apoiar ainda mais a tecnologia de captura de ar (DAC, na sigla em inglês). Esta tecnologia tem potencial para contribuir significativamente na luta contra as alterações climáticas.

Reduzir as emissões de CO2 por si só não é suficiente para limitar o aquecimento global. Pelo contrário, nas próximas décadas deverá haver um esforço paralelo para remover CO2 da atmosfera em grande escala. O CO2 pode então ser usado como matéria-prima para combustíveis sintéticos renováveis ​​(eFuels), produtos – ou aplicações como bebidas, plásticos ou grafite para produção de baterias. O CO2 também poderá ser armazenado no solo de forma permanente ou a longo prazo. Com o DAC, a Porsche está se concentrando em uma importante tecnologia futura que está no limiar da produção em massa – e agora está trazendo o assunto para o contexto SDA.

O SDA foi lançado em 2017 e desde então iniciou um grande número de projetos para aproveitar as oportunidades do processo de transformação na indústria automóvel. O objetivo é fortalecer Bade-Vurtemberga não apenas como uma localização empresarial líder, mas também como pioneira em mobilidade sustentável e novas tecnologias. De sua base na Porsche, Andreas Haffner e Lutz Meschke trabalham na SDA como Co-líderes nos tópicos de Veículos e Dados, juntamente com funcionários da Porsche de vários departamentos diferentes.