Porsche atinge números recordes e dá início ao programa Road to 20

Foto: Divulgação Porsche

A Porsche AG terminou o ano fiscal de 2022 com quatro novos recordes. As receitas de vendas do grupo em 2022 alcançaram 37,6 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 13,6 por cento (2021: 33,1 mil milhões de euros). O lucro operacional do Grupo foi de 6,8 bilhões de euros, superando o valor do ano anterior em 1,5 bilhão de euros (um aumento de 27,4%). As entregas do grupo e o fluxo de caixa líquido automotivo também atingiram novos máximos históricos em 2022. O retorno operacional sobre as vendas do grupo aumentou de 16,0% para 18,0%. Este ano, a fabricante de carros esportivos de Stuttgart está impulsionando sua estratégia de luxo moderno e iniciou seu ambicioso programa Road to 20 para garantir sua meta de retorno a longo prazo.

“Em condições difíceis, alcançamos o resultado mais forte da história da Porsche, de longe”, diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo, ao olhar para trás com satisfação. “Também fomos capazes de oferecer aos nossos clientes produtos novos e empolgantes mais uma vez em 2022. Isso é resultado de um ótimo desempenho da equipe.”

A Porsche AG tem carteiras de pedidos bem preenchidas e conseguiu entregar 309.884 veículos a clientes no ano anterior, apesar dos efeitos da guerra na Ucrânia, dos desafios da pandemia de Coronavírus e das interrupções globais na cadeia de suprimentos. Isso corresponde a um aumento de 2,6% em relação a 2021 (301.915 veículos). No exercício financeiro de 2022, o fluxo de caixa líquido automotivo aumentou de 3,7 bilhões de euros para 3,9 bilhões de euros. “Nossos fatores de sucesso são o melhor posicionamento de preços, o forte mix de produtos, o aumento nas vendas de veículos, os efeitos cambiais e nossa rigorosa disciplina de custos”, diz Lutz Meschke, Vice-Presidente e Membro do Conselho Executivo de Finanças e TI.

Road to 20 torna a Porsche mais resiliente e a marca ainda mais forte

A equipe Porsche continua a estabelecer metas elevadas para o futuro. Em 2023, a empresa iniciou seu ambicioso programa Road to 20, com o qual a Porsche almeja um retorno operacional do Grupo sobre as vendas de mais de 20% no longo prazo. “Com o Road to 20, estamos tornando a Porsche ainda mais resiliente e nossa marca mais forte do que nunca”, diz Meschke. “E vamos dar uma nova olhada em tudo, desde nossa linha de produtos e preços até nossa estrutura de custos. Queremos aumentar a qualidade de nossas margens de contribuição e tornar nossos produtos ainda mais atrativos.” O programa Road to 20 é a continuação do bem-sucedido Profitability Program 2025, com o qual a Porsche se tornou mais resistente às crises nos anos anteriores.

A fabricante de automóveis esportivos entrou em uma nova era após 29 de setembro de 2022, tendo realizado o maior IPO da Europa (em termos de valor de mercado). “Agora podemos ficar ainda mais focados e ganhar ainda mais velocidade”, continua Meschke. “A autonomia recém-conquistada nos dá liberdade empreendedora adicional. Vamos fortalecer capacidades específicas em áreas-chave, como software e tecnologia de bateria”.

O relatório completo do ano fiscal pode ser conferido aqui