Porto Itapoá reutilizou mais de 100 mil litros de água em 4 meses

Foto: Divulgação Porto Itapoá

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O Porto Itapoá está atento à importância desse tema e, para isso, desenvolveu seu Plano de Gestão Hídrica (PGH).

O PGH tem como objetivo orientar as decisões relacionadas ao planejamento e gestão de água e efluentes no Terminal. O Diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, Sergni Pessoa Rosa Jr., explica o objetivo: “Queremos promover a segurança hídrica, eficiência no uso de água e o cumprimento das normas ambientais”.

Os projetos de reuso de efluentes e o projeto de reaproveitamento de água da chuva contribuem para a preservação dos recursos hídricos. Por meio de hidrômetros, o Terminal já mensurou a reutilização de 100 mil litros em quatro meses de operação das novas instalações, especificamente, do novo armazém.

Atualmente, o novo armazém possui uma rede hidráulica de água de reuso para abastecer os sanitários e mictórios. No entanto, a quantidade de água tratada na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do armazém é significativa. “Por isso, há um caminhão dedicado, que auxilia em funções como limpeza, desentupimento, abastecimento dos reservatórios de água de reuso e gerenciamento de efluentes no Terminal”, diz Rosa Jr.

Na etapa avançada dos projetos, o Terminal está implementando a reutilização de água tratada proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) skid, destinando-a à lavagem de peças, equipamentos e ao piso da área de manutenção. Essa iniciativa visa avaliar o desempenho e a aceitação, e, se bem-sucedida, será estendida para as instalações do pátio e outros locais que demandem limpeza periódica.

Com sistema avançado de tratamento de efluentes por membranas bioreativas, a Estação de Tratamento Efluentes do Terminal do Porto Itapoá trata 7,3 milhões de litros de água por ano. A Estação de Tratamento Efluentes do Terminal já existe desde o início das operações e vem sendo aprimorada buscando-se a máxima eficiência ambiental, além do cumprimento dos requisitos ambientais. Em 2022 ganhou uma nova configuração só vista em setores mais avançados da indústria, possibilitando a máxima conservação ambiental e a sustentabilidade com qualidade de reuso da água.

A água tratada atinge um nível de pureza ideal para o reuso e o Porto já estuda a possibilidade de reutilizá-la para suas operações, como a limpeza de suas dependências e equipamentos. “Temos evoluído constantemente nesse tema, sempre nos propondo novas metas e resultados”, diz Rosa Jr.