Premiada pelo programa da Câmara Brasil-Alemanha, Milênio Bus garante reconhecimento internacional

Foto: Divulgação AHK São Paulo

A startup brasileira, reconhecida em duas edições do Startups Connected da Câmara Brasil-Alemanha, figurou também entre o ranking de inovação global 

Por meio do Startups Connectedprograma desenvolvido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), startups brasileiras tiveram chances de expandir seus negócios a nível internacional e serem reconhecidas por isso. Um dos casos mais recentes foi o reconhecimento da Milênio Bus no ranking SET100, que anualmente seleciona as 100 startups mais inovadoras e promissoras do mercado mundial. 

A premiação é organizada pela plataforma de inovação global Start Up Energy Transition, que oferece possibilidades de implementação de projetos relacionados à transição energética e a soluções para a mudança climáticaA Milênio Bus foi uma das 17 empresas prestigiadas na categoria “Start Mobility & Transportation”. 

Participante da 2ª e 3ª edições do Startups Connected, a startup produz análises em tempo real de passageiros a fim de proporcionar operações eficientes de transporte público. Os cálculos são baseados em Internet das Coisas e Inteligência Artificial e aplicados dentro dos ônibus e terminais, de forma que as empresas podem administrar suas frotas conforme a demanda. 

O programa Startups Connected que tem como objetivo oferecer a conexão de startups com grandes empresas por meio de desafios voltados para diversos temas. Empresas como Bayer, BASF, Voith Paper, Klabin, Siemens, Siemens Energy e Hospital Alemão Oswaldo Cruz são algumas das apoiadoras do projeto. 

No caso da Milênio Bus, os desafios foram propostos pelo Ministério Alemão do Meio Ambiente (BMU) e pela Mercedes-Benz do Brasil. O projeto apresentado pela startup consistia na elaboração de um sistema que computava o rendimento de ônibus, de acordo com o trajeto e lotação. Os dados eram calculados a partir da contagem de passageiros e outros dados gerados pelo próprio veículo. Após o sucesso do projeto, a Mercedes-Benz se tornou cliente da startup firmando uma cooperação que existe até hoje. 

Marcel Ogando, Co-Fundador e CTO da Milênio Bus, considera a participação no Startups Connected como fundamental para o avanço da startup no mercado. Tivemos mentoria nas áreas contábil, vendas, design e jurídica para que conseguíssemos dar passos importantes na formação do nosso modelo de negócios e na escala do produto. Utilizamos as estratégias aprendidas até hoje em nosso dia a dia”, comentou. “Sem dúvidas foi o melhor programa de aceleração que já participamos até hoje! Gostaria que todos pudessem ter o privilégio de participar do Startups Connected, pois o aprendizado obtido é algo que realmente transforma a maneira de como o negócio é visto pelos fundadores e pelo mercado. Não conheço nenhum outro programa ou curso que proporcione tudo isso”. 

Além do reconhecimento pelo SET100, outros empreendedores participantes do Startups Connected tiveram experiências positivas por conta de sua participação no programa. Recentemente as startups Biosolvit, MOB I+E, EvoyInfracities, além da própria Milênio Bus, participaram do Start.upGermany Tour, iniciativa organizada pela Confederação Alemã de Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK, em sua sigla em alemão). 

A Câmara Brasil-Alemanha segue engajada na internacionalização de startups brasileiras e no avanço competitivo de mercado. Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da instituição, acredita no potencial do projeto, que caminha para sua 6ª edição neste ano. “Toda vez que lemos notícias envolvendo participantes do programa ficamos muitos felizes! Esse é o nosso objetivo: criar iniciativas que possibilitem a internacionalização de startups brasileiras e a inserção delas em um ambiente mais competitivo”, afirmou. 

As inscrições para a próxima edição do Startups Connected terão início no dia 30 de junho. Interessados em conhecer mais sobre o programa podem acessar o site https://startupsconnected.com.br/ ou entrar em contato pelo e-mail inov.assist@ahkbrasil.com.