Prêmio de Exportação prestigia pequenas e médias empresas bávaras

Foto: Exportpreis Bayern

Em mais uma iniciativa de incentivo às pequenas e médias empresas (PMEs) bávaras, o Ministério da Economia do estado prestigiou as companhias que mais se destacaram no cenário internacional em 2022. O Prêmio de Exportação da Baviera 2022 ocorreu no dia 30 de novembro, em Munique, e consagrou vencedoras para as categorias indústria, artesanato, serviços e produtos gourmet.

Das quatro empresas, duas estão presentes no Brasil. A IMES Intelligent Measuring Systems, tem presença no estado do Rio de Janeiro, é especialista em sensores de pressão de cilindros, dispositivos eletrônicos de indexação e sistemas de monitoramento de pressão de cilindros para a indústria. Graças a uma rede mundial de vendas com atualmente 34 representantes, a empresa tem sido capaz de aumentar continuamente seu faturamento e sua cota de exportação.

Outra empresa que está inserida no mercado brasileiro é a Axiros GmbH. Especializada em soluções de software para o setor de telecomunicação, ela oferece a seus clientes internacionais uma grande variedade de serviços como consultoria, arquitetura, implementação e apoio durante a operação. A Axiros está presente em mais de 100 países e aumentou o seu faturamento e sua cota de exportação para 85% mesmo durante a pandemia.

As outras duas vencedoras do prêmio foram Walter Föckersperger GmbH, desenvolvedora de sistemas inovadores para a colocação sem trincheiras de cabos e tubos, e Supernutural, especializada na produção de creme de noz orgânico.

O Secretário de Estado do Ministério da Economia da Baviera, Roland Weigert, enalteceu a atuação das empresas em meio aos obstáculos enfrentados em 2022. “Considerando a guerra na Ucrânia, o aumento dos preços de energia, uma taxa de inflação historicamente alta, e os problemas enfrentados nas cadeias de abastecimento, a conquista dos vencedores é ainda mais impressionante”, disse.

Sobre o prêmio

A premiação ocorre anualmente desde 2007 e foi desenvolvida pelo Ministério da Economia da Baviera em conjunto com a Associação das Câmaras de Indústria e Comércio da Baviera, a Associação das Câmaras de Artesanato Bávaro e em cooperação com a Bayern International. Ao todo, 61 empresas já foram homenageadas nas 15 edições do prêmio.