A Mercedes-Benz foi a grande vencedora do Prêmio Lótus 2019, uma das mais importantes iniciativas de reconhecimento do segmento de veículos comerciais no Brasil. A Empresa conquistou prêmios em nove das 24 categorias de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves avaliadas nesse levantamento organizado pela Editora Frota, que se baseia nos dados de emplacamento do Renavam do ano anterior.
Além de “Marca do Ano em Caminhões”, a Mercedes-Benz também ficou com o título de “Marca do Ano em Caminhões Pesados”. No segmento de ônibus são três prêmios: “Marca do Ano em Chassis para Ônibus” e em urbanos e rodoviários. Com a Linha Sprinter, são quatro conquistas: “Marca do Ano em Caminhões Semileves”, além de “Minibus do Ano” com a van Sprinter, “Furgão do Ano” e “Caminhão Semileve do Ano” com o chassi Sprinter 415.
“Essa grande vitória da marca no Prêmio Lótus 2019 reafirma que a Mercedes-Benz está cada vez mais presente no dia a dia do cliente para conhecer sua realidade operacional e as suas necessidades, a fim de oferecer rapidamente soluções eficientes e rentáveis para cada demanda”, diz Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Retomamos assim a posição de maior vencedor nesta tradicional premiação, saindo de seis troféus no ano passado para os nove de agora”.
Para o executivo, a liderança de vendas da Mercedes-Benz em várias categorias comprova que os clientes reconhecem a iniciativa da Empresa de ir a campo para ouvi-lo e estar ao seu lado, confiando como sempre nos produtos da marca. “Somos, portanto, top of mind para os clientes e essa é a maior conquista”, ressalta Roberto Leoncini.
O reconhecimento do Prêmio Lótus demonstra, mais uma vez, que a Empresa tem seguido fielmente o compromisso estabelecido no slogan “As Estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. Como consequência, os clientes têm forte participação no desenvolvimento de produtos e serviços da marca, o que traz bons resultados para a Empresa, que se mantém líder em vendas por três anos consecutivos nos três segmentos de veículos comerciais no País.
Mercedes-Benz avança em caminhões pesados
Em 2018, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no País, com mais de 21.000 unidades emplacadas, volume 44% superior ao obtido no ano anterior, quando também foi líder de mercado. Esse desempenho levou a uma participação de 28%, com a conquista da posição número um deste competitivo mercado.
Os caminhões Mercedes-Benz das linhas Accelo, Atego, Axor e Actros são reconhecidos pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Como resultado, proporcionam excelente custo/benefício e produtividade para as atividades de transporte e logística, tanto na cidade, quanto na estrada e fora de estrada, assegurando rentabilidade aos clientes e maior valor de revenda.
“O grande destaque do ano foi o avanço da nossa marca em caminhões pesados, o segmento que mais representa o crescimento da economia do País”, afirma Roberto Leoncini. “Com quase 10.000 unidades emplacadas e crescente sucesso das famílias Actros e Axor, lideramos o segmento em 2018 e dobramos as vendas em relação a 2017, saindo de 26% para 28,6% de participação nesta disputada categoria”.
O top de linha Actros 2651 6×4 deu grande contribuição para a premiação da Mercedes-Benz na categoria caminhões pesados. Com 3.058 unidades emplacadas, ele foi o modelo mais vendido da marca em 2018 no País, o que significa um crescimento espetacular de cerca de 325% sobre as 720 unidades do ano anterior.
Prêmio reafirma a liderança nas vendas de ônibus no País
As três conquistas de “Marca do Ano” do Prêmio Lótus para os chassis de ônibus Mercedes-Benz confirmam a preferência dos clientes no momento da renovação e ampliação de frota. No ano passado, a Empresa aumentou em 24% as vendas de ônibus no Brasil em relação a 2017, com 7.458 unidades emplacadas. Manteve assim sua liderança no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total, com aproximadamente 50% de participação, sendo 79% em urbanos e 55% em rodoviários.
“Este ano, nossa missão é continuar inovando para sustentar a liderança histórica da marca em vendas de ônibus”, diz Roberto Leoncini. “Além do foco em conforto e segurança para os passageiros, nosso time está totalmente dedicado a apoiar os clientes na redução do consumo de combustível e de custos operacionais, com avançadas tecnologias e novos serviços, contribuindo para a eficiência e a rentabilidade de seus negócios”.
Linha Sprinter, sucesso de vendas no mercado brasileiro
Em 2018, com a Linha Sprinter, a Mercedes-Benz foi líder de mercado na categoria de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT), conquistando 36% de participação, com emplacamento de 8.299 unidades, entre vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de cargas e distribuição urbana.
As vendas de furgões Sprinter cresceram 49% no ano passado, com 3.819 unidades emplacadas, frente a cerca de 2.561 unidades do mesmo período de 2017. Esse expressivo crescimento de vendas foi puxado por atividades como distribuição urbana, e-commerce e aplicação ambulância.
“A Linha Sprinter se consolidou no País como referência em qualidade, tecnologia, segurança, conforto e agilidade”, diz Jefferson Ferrarez, Diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, é reconhecida pelo excelente custo operacional, o que foi acentuado no ano passado com os Planos de Manutenção do Mercedes-Benz Service Care e a Revisão Declarada com Preço Fixo. Isso ampliou ainda mais a já ótima relação custo/benefício e o valor de revenda dos veículos Sprinter”.
Focada num público-alvo cada vez mais profissional, a Mercedes-Benz e sua Rede de Concessionários oferecem atendimento customizado aos clientes de comerciais leves. Nesse sentido, a Rede conta hoje com o Van Center (estrutura dedicada para modelos Sprinter, atualmente com sete pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo e um em Curitiba) e Centros Especializados, além da comercialização dessa linha de produtos em todos os concessionários de veículos comerciais no País.
Mercedes-Benz é uma das maiores ganhadoras do Prêmio Lótus
Com as nove conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como uma das maiores ganhadoras da história do Prêmio Lótus, organizado pela Frota&Cia, uma das revistas mais tradicionais do segmento de veículos comerciais no País, o que confere qualidade e credibilidade a este levantamento anual de emplacamentos. São 161 prêmios em 26 anos, refletindo o êxito da Empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.
A expressiva conquista do Prêmio Lótus deste ano realça ainda mais a marca Mercedes-Benz como uma das mais reconhecidas do País. Nos últimos dois anos, foram mais de 30 prêmios em diversas categorias de veículos comerciais.