A fábrica da Continental em Púchov, Eslováquia, tornou-se recentemente a primeira fábrica de pneus da empresa também produzindo pneus de caminhão a receber a certificação de sustentabilidade International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS. Esta certificação reconhecida globalmente confirma a transparência da rastreabilidade das matérias-primas usadas no processo de produção. A certificação das matérias-primas permite que a Continental garanta a rastreabilidade de ponta a ponta dos materiais de fontes sustentáveis. Para o fabricante premium, isso representa mais um passo na jornada em direção a materiais 100% sustentáveis em seus produtos de pneus até 2050. Púchov é o terceiro local de produção certificado pela ISCC PLUS da empresa, seguindo as fábricas de pneus em Lousado, Portugal, e Hefei, China.
A certificação ISCC PLUS é baseada no cumprimento e documentação de certos procedimentos de balanceamento de massa de matéria-prima. Na abordagem de balanço de massa, matérias-primas fósseis, renováveis e recicladas são misturadas em sistemas e processos existentes. As quantidades usadas são rastreadas ao longo de toda a cadeia de valor e, portanto, podem ser alocadas proporcionalmente a qualquer momento. A abordagem de balanço de massa permite que a Continental aumente gradualmente a proporção de materiais sustentáveis em seus produtos. Ela garante que o balanço de materiais sustentáveis certificados possa ser relatado com precisão.
“Certificar nossos processos de produção sustenta nossos esforços extensivos na área de sustentabilidade. Com o ISCC PLUS, somos capazes de lidar com a transição para uma economia circular e uma bioeconomia sustentável”, diz Jorge Almeida, Chefe de Sustentabilidade da Continental Tires. Ele acrescenta: “Nosso objetivo é implementar gradualmente a abordagem de balanço de massa em todas as nossas fábricas de pneus no mundo todo. Púchov é nossa primeira fábrica de pneus de caminhão a ser certificada para esse propósito.”
O ISCC PLUS é um sistema de certificação voluntário reconhecido internacionalmente. É aplicável à bioeconomia e à economia circular e certifica matérias-primas não convencionais que podem ser usadas, por exemplo, nas áreas de alimentos, ração animal, produtos químicos, plásticos, embalagens e têxteis. Os vários critérios exigidos para a certificação ISCC PLUS incluem a rastreabilidade das matérias-primas, a conformidade com os padrões ambientais, a proteção dos ecossistemas, a garantia da conformidade com os direitos trabalhistas e humanos e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável.
A Continental está trabalhando para trocar o máximo possível de matérias-primas na produção para materiais sustentáveis. Matérias-primas que podem ser usadas na produção de pneus no futuro incluem resíduos agrícolas, como cinzas de cascas de arroz, borracha de dentes-de-leão, borracha reciclada ou garrafas PET.
A certificação das fábricas da Continental em Púchov, Hefei e Lousado é um marco importante nos esforços da Continental para usar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados em seus pneus até 2030 e se tornar completamente neutra em termos de clima até 2050. Até 2050, no máximo, todos os pneus novos da Continental serão feitos inteiramente de materiais sustentáveis.