Primeiro ano da coater piloto da Voith Paper: agenda concorrida para testes com papéis-embalagem sustentáveis

Foto: Divulgação Voith

Há um ano, a Voith colocou em operação a máquina coater piloto mais moderna do mundo em seu Centro de Tecnologia em Heidenheim, na Alemanha. A inauguração foi feita depois de uma ampla reforma da máquina. Desde então, a demanda por testes-piloto com papéis revestidos e com cola disparou. Em especial, diversos clientes do mundo todo vêm priorizando a pesquisa de revestimentos de barreira para papéis-embalagem sustentáveis. Junto com nossas outras máquinas-piloto, o Centro de Tecnologia em Heidenheim permite realizar testes em todas as etapas e processos da produção papeleira – desde a preparação da massa até o revestimento e calandragem do papel.

“Com nossa coater piloto de última geração, impulsionamos a inovação com nossos clientes ao mesmo tempo em que minimizamos os riscos de investimentos. De maneira eficiente, desenvolvemos processos e produtos inovadores. Ao otimizar o consumo de matérias-primas e os parâmetros operacionais dos seus processos, nossos clientes se beneficiam de expressivas economias de custos. A taxa de ocupação da coater piloto é excelente, e estamos realizando diversos testes com nossos clientes,” diz Georg Scholl, engenheiro de P&D da Voith Paper.

A alta taxa de ocupação da coater piloto é principalmente atribuída à crescente demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis. Atualmente, os papéis de barreira vêm ganhando a atenção da sociedade como uma alternativa viável e versátil às embalagens à base de petróleo, já que os papéis-barreira idealmente cumprem os mesmos requisitos funcionais – mas com as significativas vantagens de serem recicláveis e biodegradáveis. Com sua coater piloto mais moderna do mundo, a Voith permite testar o sofisticado processo de revestimento de papéis, garantindo não apenas a aplicação perfeita de uma ou mais camadas funcionais, mas também a melhor secagem de alguns revestimentos altamente sensíveis a variações temperatura. Outra significativa vantagem é que a máquina permite testar até 18 variantes de revestimento sem que os clientes precisem interromper sua produção de papel.

“Junto com nossos clientes, desenvolvemos soluções de embalagens sustentáveis para o futuro. Um exemplo disso é o trabalho conjunto que temos feito para encontrar o melhor processo de pré-tratamento do papel base para a aplicação e secagem de cada tipo de barreira. Além disso, a unidade também oferece a flexibilidade de ajustar a tecnologia utilizada e o layout da máquina,” comenta Nina Köpl, engenheira de P&D para Embalagens Sustentáveis da Voith Paper.

Os especialistas da Voith acompanham todos os testes e oferecem consultoria para garantir que os clientes obtenham o melhor resultado para o seu papel. Depois dos testes, os especialistas continuam à disposição dos clientes, apresentando novas ideias, avançando no desenvolvimento de inovações ou até mesmo oferecendo uma ampla parceria de serviços.