Primeiro do mundo: Sistema de estacionamento sem motorista da Bosch e Mercedes-Benz é aprovado para uso comercial

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch e a Mercedes-Benz alcançaram um marco importante no caminho para a condução autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Automóvel (KBA) da Alemanha aprovou seu sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 administrada pela APCOA, no Aeroporto de Stuttgart. Isso faz com que seja a primeira função de estacionamento sem motorista altamente autônoma do mundo para SAE Nível 4¹ a ser oficialmente aprovada para uso comercial. O avanço tecnológico da condução autônoma desempenha um papel fundamental na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e a manobra, os motoristas poderão voltar sua atenção para outras coisas, em vez do tempo gasto procurando uma vaga de estacionamento e manobrando em estacionamentos estreitos.

“A primeira aprovação do mundo para o uso do cliente de nossa função de estacionamento autônomo e sem motorista, desenvolvida em conjunto com nosso parceiro de tecnologia Bosch, mostra que a liderança em inovação e o ‘Feito na Alemanha’ andam de mãos dadas”, diz Markus Schäfer, membro da direção mundial do Grupo Mercedes-Benz AG, Diretor de Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e compras. “Após o lançamento no mercado do nosso sistema DRIVE PILOT de nível 3, ofereceremos um sistema de nível 4 para estacionamento com o nosso INTELLIGENT PARK PILOT – tudo isso este ano. Estamos realmente mostrando aos nossos clientes como a tecnologia pode tornar a vida mais fácil e devolver um tempo precioso”.

“O estacionamento sem motorista é um aspecto fundamental da mobilidade autônoma. O sistema de estacionamento autônomo que desenvolvemos em conjunto com a nossa parceira Mercedes-Benz mostra até que ponto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento. Será com o estacionamento sem motorista que o dia a dia da condução autônoma diária começará”, diz Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch e presidente do setor de Soluções para Mobilidade. “Desde o início, a Bosch adotou a abordagem de tornar inteligente a infraestrutura em estacionamentos, assim, estabelecemos padrões nesta área. No futuro, nosso objetivo é equipar cada vez mais estacionamentos com a tecnologia de infraestrutura necessária – planejamos fazer várias centenas deles em todo o mundo nos próximos anos”.

“Estamos extremamente satisfeitos por termos desenvolvido com sucesso um sistema conectado para estacionamento sem motorista e sem contato, juntamente com nossos parceiros da Bosch, Mercedes-Benz e Aeroporto de Stuttgart. A nossa plataforma digital, a APCOA FLOW, pode ser utilizada para reservar espaços, para o acesso sem contato com o estacionamento e para o faturamento automático da estadia na garagem”, afirma Frank van der Sant, membro da direção mundial e diretor comercial do Grupo APCOA PARKING. “Para nossos clientes, isso significa um enorme ganho de conveniência: segurança no planejamento, quase nenhum tempo perdido, curtas distâncias para caminhar e um processo de estacionamento sem contato e sem dinheiro”.

“Estamos orgulhosos de que a STR tenha sido escolhida como o aeroporto para esta estreia global”, diz Walter Schoefer, porta-voz da Flughafen Stuttgart GmbH, que administra o Aeroporto de Stuttgart. “O projeto mostra como nossa região é inovadora. O ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ realmente melhora o conforto e a conveniência de nossos passageiros de voo e economiza tempo, especialmente quando eles estão com pressa e só querem deixar o carro rapidamente no aeroporto”.