Primeiro ônibus elétrico em circulação em Manaus tem chassi Mercedes-Benz

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. Trata-se de um veículo produzido pela Eletra, que começou a circular no início deste mês de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.

“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, Proprietário da Auto Ônibus Líder e Diretor Presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas. “Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”.

O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Nesse sentido, para este ano, foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).

Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos.

“Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

A frota operante atualmente conta com 1.140 coletivos, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.