Produtor de Nova Ubiratã (MT) foi destaque no Getap 2022 Safra Inverno com soluções Bayer

Foto: Divulgação Bayer

O produtor Cristian Dalben conquistou o primeiro lugar no Concurso de Produtividade Elevada no Campo – Safra de Inverno, organizado pelo Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap). Em 2,2 hectares de sua fazenda, Dalben atingiu uma produtividade média de 247,88 sacas por hectare na safra 2021/2022, enquanto a média do estado é 102 sc/ha segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O cuidado intensivo com o solo se intensificou quando o produtor aderiu ao programa PRO Carbono da Bayer, em 2022. A iniciativa visa ampliar a produtividade no campo e o sequestro de carbono no solo, por meio da intensificação de práticas conservacionistas, reduzindo a pegada de carbono na plantação.

De acordo com o produtor, faz toda a diferença destinar recursos para a nutrição do solo, para o cultivo de plantas de cobertura e para outras medidas que melhoram a qualidade da superfície da plantação. “O talhão que inscrevemos nesse concurso e que também é parte do PRO Carbono era o pior da fazenda e hoje ele é um dos melhores. Há cerca de 6 anos começamos a fazer um manejo diferenciado, nessa e em outras áreas, com braquiária, gessagem e subsolagem. Investimos e muito na parte biológica do solo e, hoje, vemos o reflexo desse esforço nos resultados”, reforça Dalben.

Além do manejo sustentável do solo, Dalben também selecionou um híbrido da marca Dekalb, o DKB360 PRO3, e fez uso da plataforma de agricultura digital da companhia, a Climate FieldView, para fazer uma análise mais delicada do solo e manejar adequadamente talhão por talhão.

“Não é apenas um fator que nos possibilitou alcançar uma produtividade elevada em área de sequeiro, mas sim uma combinação dessas medidas, superando inclusive áreas irrigadas do concurso”, reforça o produtor. Maior potencial produtivo nos ambientes com produção, estabilidade de produção e ciclo precoce foram algumas das características que levaram Dalben a optar pelo híbrido de milho da Bayer, que possibilitou que o produtor se destacasse no concurso. Ele e outros 69 dos 91 participantes fizeram uso de híbridos da companhia.

Entre as soluções de proteção de cultivos que Dalben utilizou no manejo, estão também soluções da Bayer como os inseticidas Curbix e Connect, além do fungicida Fox Xpro. “Mesmo com muita chuva durante o plantio, não fomos prejudicados. Isso se deve aos inúmeros cuidados de manejo que tivemos antes e durante a safra”, destaca.

Ano após ano, a Bayer desenvolve soluções que auxiliam os produtores a lidar com os problemas da agricultura, sejam eles relacionados a intempéries climáticas, doenças, pragas ou plantas daninhas, como explica Rodrigo Nuernberg, diretor de Negócios de Milho da Bayer no Brasil.

“Os resultados obtidos por Dalben e por outros participantes que utilizaram híbridos e biotecnologia Bayer nos deixaram muito felizes. Nos comprometemos a desenvolver soluções que correspondam às necessidades dos produtores, atrelando inovação, sustentabilidade, produtividade e rentabilidade, e esses resultados comprovam e recompensam esse esforço”, comenta Nuernberg.