Programa da Siemens recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo

Foto: Divulgação Siemens

O programa DiverSifica da Siemens, atualizado recentemente com a inclusão do Pilar Geracional, foi reconhecido pela quarta vez com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Adriana Lima, Head de Recrutamento e Seleção e Líder de Diversidade e Inclusão da Siemens, recebeu o selo que reconhece boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, imigrantes ou em situação de refúgio, idosos, deficientes, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é organizado pela Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CPDDH) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O programa destaca as ações mais representativas de inclusão e diversidade adotadas por diferentes tipos de organizações, em 12 categorias temáticas: Infância e Adolescência; Igualdade Racial; Pessoa Imigrante; Juventude; LGBTI; Mulher; Pessoa com Deficiência; Pessoa em Situação de Rua; Pessoa Idosa; Pessoa Privada de Liberdade e Egressa; Povos Indígenas; e Transversalidades, esta última entendida como aquela que agrega em uma prática mais de uma das categorias anteriores e na qual a Siemens se inscreveu com o DiverSifica.

“Por mais que a Prefeitura invista em programas e ações para a população vulnerável, a garantia plena de Direitos Humanos e Cidadania depende do engajamento de toda a sociedade. Reconhecer essas iniciativas com o Selo é uma forma de gratidão e, também, um incentivo para outras instituições”, comentou a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine.

A Siemens instituiu o Pilar Geracional dentro do DiverSifica, seu programa de diversidade e inclusão, unindo-o aos Pilares Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência e LGBTQIAP+. Esse pilar corrobora com o que existe na empresa há muitos anos – incentivo à criação de uma sociedade sem preconceitos. Ações inclusivas já vinham sendo feitas pela Siemens desde 2013 (Liderança Z) e, em 2018, houve a possibilidade de criação do programa, que foi criado por iniciativa da alta gestão e já foi reconhecido com Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo do Estado em 2022.

“É uma honra representar a Siemens neste Prêmio, que valoriza as nossas práticas de Diversidade e Inclusão, especialmente por tratar de um tema tão necessário dentro das organizações. E a Siemens mostra por meio deste reconhecimento que está na direção certa na jornada de transformação para uma empresa cada vez mais inclusiva, democrática e plural”, afirma Adriana Lima.