Com programa customizado e suporte integral, iniciativa apoia o desenvolvimento da cultura de inovação entre colaboradores de empresas
Desde 2018 a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) promove e incentiva o desenvolvimento da inovação como processo e cultura em suas empresas associadas. Para isso, a instituição oferece um programa de intraempreendedorismo totalmente customizável.
A partir de desafios estratégicos apontados pela própria companhia o programa recebe a inscrição de grupos de colaboradores que propõe soluções para cada uma das áreas. Com o acompanhamento da AHK São Paulo, as propostas são desenvolvidas. Por meio de um processo de inovação estruturada passo-a-passo, as equipes são apoiadas e incentivadas a desenvolver suas ideias inovadoras e transformá-las em soluções que, quando implementadas, agregarão valor ao seu negócio. Ao longo do programa as equipes contam com monitorias e reuniões individuais nas quais são capacitadas em ferramentas e metodologias para estruturação das ideias. Além disso, passam a ter acesso a materiais e conteúdos complementares assim como encontram consultores disponíveis para esclarecimento de dúvidas.
Durante todas as etapas do programa, a empresa conta com o total apoio da AHK São Paulo. Isso vai desde a definição dos desafios, inscrições, desenvolvimento e aperfeiçoamento de ideias até a votação e seleção dos melhores projetos.
“Nosso foco é ajudar companhias a tirarem ideias do papel transformando-as em um produto final ou Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product ou MVP em sua sigla no inglês) que justifique um possível investimento”, esclarece Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “A inovação pode acontecer de diversas formas e em qualquer área. Colaboradores são os principais conhecedores da empresa e podem trazer soluções para problemas com baixa visibilidade, mas que trazem muitos ganhos ou cortes de custo expressivos. Em muitos casos, apenas uma ideia acelerada pode ter um retorno de investimento que cubra sua implementação, assim como o investimento no programa de intraempreendedorismo”, complementa Zarpellon.
Uma das empresas que utiliza este tipo de programa e que tem implementado projetos com sucesso é a Mercedes-Benz do Brasil. Ao longo das quatro edições promovidas pela companhia, mais de 80 ideias foram aceleradas, das quais 30 foram apadrinhadas para serem implementadas.
William Custódio, Analista de Planejamento Estratégico da Mercedes-Benz, que participou do programa, relatou: “A maior lição que aprendi é que nada deve ser observado por um único ponto de vista, devemos sempre pivotar e identificar as melhores oportunidades.” Seu colega na Mercedes-Benz, Igor Vieira Magalhães, complementa “o programa me ensinou como conciliar meu tempo, traçar metas e prazos efetivos para cada etapa, trazendo uma ampla visão e gama de conhecimentos sobre planejamento e processos.”
Como o programa de intraempreendedorismo oferecido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é customizável às necessidades da empresa as iniciativas podem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano.
Para saber mais sobre como sua empresa pode investir em atividades de inovação como esta acesse o site da Câmara clicando aqui ou entre em contato por meio do e-mail inovacao@ahkbrasil.com.