Programas de apoio da Baviera apoiam desenvolvimento de novos mercados em momento de crise

Foto: Divulgação Auβenwirtschaftsportal Bayern

As empresas bávaras foram direta e indiretamente afetadas pelas consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como a economia global como um todo. Empresas que perderam oportunidades de vendas ou fornecedores por um período indefinido estão sendo impelidas a explorar oportunidades em novos mercados.

Mas a procura e o desenvolvimento de mercados alternativos requer um planejamento intensivo e está associada a várias questões e riscos. Com a quantidade de decisões transformadoras que agora têm de ser tomadas prontamente, opções de apoio direcionadas passam a ser necessárias.

Nesse sentido, o Estado da Baviera tem preparado um pacote completo para apoiar as empresas. Confira as principais ações criadas para apoiar novos mercados:

  • Desenvolvimento de novos mercados: Go International

O programa de apoio Go International da Câmara de Indústria e Comércio da Baviera (IHK) e da Câmara de Artes e Ofício (HWK) oferece até 40 mil euros para que empresas de pequeno e médio porte possam desenvolver novos mercados em até dois países estrangeiros. As empresas podem receber subsídios para medidas de marketing, participação em feiras comerciais, certificação de produtos, serviços de consultoria e formação de pessoal.

  • Estabelecimento global em uma fase inicial: Startup International

O novo programa Startup International apoia startups do setor tecnológico com até 23 mil euros por país-alvo. Semelhante à Go International, este programa oferece oportunidades de subsídios para medidas de apoio ao estabelecimento no estrangeiro.

  • Internacionalização por meio do comércio digital: ONLINE erfolgreich im Ausland

A conquista de novos mercados e busca por fornecedores no exterior também pode ser feita de forma totalmente digital. Uma boa estratégia de comércio digital permite alcançar novos clientes no exterior e analisar os mercados internacionais de fornecimento. Com a ajuda de webinars e páginas de aconselhamento, o projeto ONLINE im Ausland erfolgreich fornece conhecimentos básicos e informações específicas de cada país.

  • Apresentar-se ao mundo: Programa de Participação em Feiras da Baviera

O Programa de Participação em Feiras da Baviera é interessante para empresas que já estão ativas internacionalmente e querem expandir seus negócios no exterior por meio de feiras comerciais. O programa facilita o financiamento de participação em feiras comerciais e cuida da preparação e do tratamento organizacional e técnico.

  • Estabelecendo contatos com especialistas e gerentes estrangeiros: Bayern fit for Partnership

Como parte do programa Bayern fit for Partnership, especialistas internacionais e executivos das áreas de Economia e Administração viajam para a Baviera para participar de cursos de treinamento. Desta forma, eles podem conhecer empresas, produtos e inovações bávaras. O programa permite a realização de matchmaking com especialistas e executivos internacionais em eventos de treinamento específicos do setor. O objetivo é encontrar novas perspectivas para resolução de problemas técnicos e transmissão de incentivos profissionais.