Projeto da Aldeias Infantis SOS auxilia jovens a ingressar no mercado de trabalho

Foto: Freepik

A Aldeias Infantis de Caicó, no Rio Grande do Norte, conta com o apoio da Eurofarma e da Elevadores Atlas Schindler desde agosto de 2020 no Projeto Travessia. A iniciativa busca auxiliar jovens a ingressar no mercado de trabalho. O objetivo é atender 150 jovens no período de um ano, inicialmente com atividades presenciais e atualmente virtuais duas vezes na semana.

Cada ciclo do projeto dura 3 meses e contempla 50 jovens, subdivididos em grupos menores de 15 a 20 anos. Durante o período de encontros, são oferecidosmais de 90 horas de oficinas e workshopsdivididos nos módulos de inclusão digital e mercado de trabalho, comunicação oral e escrita, ética e participação social. No início dos encontros, é realizada uma dinâmica de grupo a fim de discutir temas relacionados a convivência, trabalho em grupo, plano de vida, etc.

Além das atividades educativas, 90 famílias estão recebendo acompanhamento psicológico e monitoramento para apoiá-los em demandas comportamentais e aconselhamento familiar.

Após concluir o ciclo de atividades, a equipe do projeto continua buscando oportunidades no mercado de trabalho. Foi assim que a participante Joana*, 15 anos, conseguiu emprego como jovem aprendiz do Banco do Brasil da cidade. “Graças aos projetos que as Aldeias Infantis SOS Brasil me proporcionou, eu sabia o que falar, como me vestir e como me comportar, mesmo assim fiquei um pouco nervosa na entrevista, mas, graças a Deus, deu tudo certo. Fui selecionada e hoje trabalho no Banco do Brasil como Jovem Aprendiz.”, diz ela .

Joana foi apenas a primeira jovem do programa a ter conquistado seu primeiro emprego. Em breve, a instituição espera poder compartilhar mais histórias como essa.

*Nome alterado para preservar a segurança da jovem.

Para doar também, acesse o link: http://bit.ly/30LliaB