Projeto da Gerdau contribui para melhoria de qualidade da produção de fio-máquina na usina Ouro Branco

Foto: Divulgação Gerdau

Um projeto desenvolvido por colaboradores da Gerdau de Ouro Branco, a maior usina da Gerdau no mundo, contribuiu para a melhoria da produção de fio-máquina na unidade e trouxe ganhos importantes para a empresa. Entre os resultados obtidos com a iniciativa estão a redução de 64% de perdas por má formação, se comparado ao mesmo período de 2021, o que nos trouxe um retorno estimado de R$ 1 milhão de reais, associado ao aumento de ritmo e redução das paradas por embolamentos.

O projeto ainda foi premiado durante a 10ª edição do Grande Encontro – Equipes de Alta Performance 2002, realizada pela UBQ (União Brasileira para a Qualidade) com o tema “Redução de perdas por má formação de espiras de fio-máquina em bitolas finas laminadas em alta velocidade”. O case conquistou o terceiro lugar na categoria GMC (Grupo de Melhoria Contínua) e pelo segundo ano consecutivo a Gerdau ficou entre as três empresas finalistas. Além da Gerdau, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Vale, respectivamente, também foram premiadas na categoria.

Ao todo 38 projetos foram desenvolvidos por empresas de vários setores, como mineração, produtores de aço, alimentícios, agronegócio e automobilístico. As práticas foram apresentadas por meio de vídeos, nos dois primeiros dias de evento. Nove projetos foram premiados em três categorias – LEAN (Projetos Lean Manufaturing), CCQ (Círculo de Controle de Qualidade) e GMC (Grupo de Melhoria Contínua).

Os projetos LEAN são focados em redução de desperdícios. Os CCQ são de menor complexidade, na maior parte das vezes conduzidos somente pelo público operacional e os do grupo GMC, são projetos de alta complexidade, com metas muito desafiadoras.

Para o gerente técnico de Excelência Operacional, Wellington Carvalho, estar entre os três primeiros colocados mostra que a empresa está no caminho certo. “Estamos fazendo bem uma parte fundamental de todo o modelo de gestão que é a prática da melhoria, trazendo resultados realmente diferenciados a partir desse projeto muito bem conduzido”, destaca. “E, ainda, nos enche de orgulho sabermos que estamos entre os três primeiros, porque vimos as grandes empresas que disputaram o prêmio conosco. Isso é motivo de grande satisfação”, comemora.