Projeto Florescer forma 25 novos jovens jardineiros

Foto: Divulgação STIHL

O Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), com apoio da STIHL Ferramentas Motorizadas, formará mais uma turma do projeto Florescer nesta sexta-feira (1º). São 25 jovens jardineiros que finalizaram a capacitação no primeiro semestre de 2022 e podem agora dar continuidade na construção da carreira profissional para inserção no mercado de trabalho. Na oportunidade, estará presente o gerente de Qualificação e Ações Socioambientais Marketing da STIHL, Raul Kriedte, além de lideranças do JBRJ.

O projeto consiste em desenvolver as habilidades intelectuais, culturais, sociais e ambientais de jovens, entre 16 e 19 anos e em situação de vulnerabilidade social, para que possam ser inseridos no mercado de trabalho. O Projeto Florescer oferece formação por meio de cursos de jardinagem, eco turismo, auxiliar administrativo e agente ambiental. Por meio do apoio da STIHL, é possível oferecer o aprendizado aos alunos, que recebem bolsa-auxílio, alimentação, uniforme e suporte de equipamentos para desempenhar as atividades, além de já ter capacitado mais de 4 mil jovens. “A STIHL possui o compromisso de desenvolver a sociedade e a comunidade local como uma diretriz, de acordo com a Cultura Organizacional da empresa. Ao apoiar um projeto como o Florescer, com um potencial tão alto para transformação de realidades e trajetórias, nos colocamos como agentes ativos na construção de oportunidades para melhorar a vida das pessoas por meio da jardinagem”, conclui o Raul Kriedte, gerente de Qualificação e Ações Socioambientais da STIHL.

Recentemente, a STIHL realizou doações de 600 itens para manutenção e continuidade de uso de equipamentos como roçadeiras, motosserras, podadores, sopradores, pulverizadores, motopodas, entre outros, também doados anteriormente pela STIHL. Entre as entregas estão: lubrificantes, equipamentos de proteção individual, materiais de consumo e peças de reposição. “Essa parceria com a STIHL, que teve início em 2016, é muito valiosa. Nossa preocupação é, prioritariamente, em formar cidadãos e como consequência, caso haja valorização do jovem pela área, é possível que se tornem ótimos profissionais. Temos uma grande gratidão a empresa por esta parceria”, afirma Ulisses Souza, Engenheiro Agrônomo e educador socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.