PwC divulga resultados da 3ª edição da pesquisa Fintech Deep Dive 2020

Foto: Pixabay

A PwC publicou a terceira edição de 2020 da tradicional Pesquisa Fintech Deep Dive, realizada em parceria com a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). A pesquisa tem como objetivo traçar um perfil do ecossistema de inovação e empreendedorismo no segmento de serviços financeiros do País, com base em informações fornecidas por 148 fintechs de diferentes setores de atuação. As respostas foram coletadas entre o dia 21 de setembro e 30 de outubro de 2020, por meio de um questionário online. A análise dos dados foi realizada pelos especialistas de ambas as entidades.

A pesquisa revelou uma forte concentração das empresas na região Sudeste. De acordo com os dados divulgados, 66% das empresas pesquisadas estão localizadas em São Paulo e 17% delas estão sediadas no exterior.

A fim de montar um perfil dos fundadores das fintechs, o levantamento constatou que quase metade deles (49%) está na faixa de 30 a 40 anos de idade. Além disso, a formação profissional destes é significativa: 52% deles cursaram Administração ou TI e 60% apresentam algum tipo de pós-graduação. 88% já trabalharam no setor corporativo anteriormente, ainda que apenas 55% deste número tenha trabalhado no mesmo ramo de fintechs.

Motivadas pelas novidades do sistema financeiro, a maioria das empresas (73%) está desenvolvendo soluções para Pix e/ou Open Banking e 76% destas esperam colher benefícios dessas iniciativas logo no primeiro ano.

Com relação ao faturamento das empresas, houve uma redução do número de empresas com faturamento inferior a R$350 mil anuais. Eles representam hoje 42% das fintechs pesquisadas, enquanto no primeiro ano da pesquisa esse valor era de 51%.

Cerca de dois terços das empresas pesquisadas financiam suas iniciativas com capital dos próprios empreendedores e não receberam investimentos em 2019. Entre as que captaram recursos, a parcela de investidores internacionais caiu em relação ao nível registrado na pesquisa anterior. Metade das fintechs ouvidas nunca participou de uma rodada de investimentos.

Para conferir a pesquisa completa, acesse o link: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/financeiro/2021/pesquisa-fintech-deep-dive-2020.html