PwC e Microsoft lançam solução de proteção e governança de dados

Foto: Freepik

Em um contexto marcado pelo aumento exponencial de ataques cibernéticos e incidentes críticos, a Microsoft e a PwC lançam o Data Security Cockpit, uma solução para apoiar as empresas em suas jornadas de governança, segurança, privacidade e proteção de dados. De acordo com dados do Guia de Cibersegurança, desenvolvido pelo Movimento Inovação Digital (MID) com o apoio da Microsoft, empresas brasileiras sofreram 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022 – um crescimento de 16% em comparação com 2021.  De janeiro a junho de 2023, a equipe de Cyber Threat Intelligence da PwC observou um aumento de 65% de aumento no número total de vítimas divulgadas em data leak sites, se comparado a este mesmo período no ano de 2022.

O Data Security Cockpit é uma solução que atende às necessidades das empresas em um ambiente de ameaças cibernéticas em constante evolução. Ele foi projetado para apoiar a alta administração, a equipe de segurança cibernética, o gestor de dados e de conformidade, bem como os líderes de TI em suas jornadas de proteção de dados.

“O desenvolvimento da solução foi desenhado para o mercado brasileiro, compreendendo as necessidades locais, os aspectos da nossa legislação e os tipos de desafios mais comuns que observamos nos atendimentos a clientes dos mais variados segmentos. A Microsoft se uniu a PwC em uma aliança global, que opera no Brasil analisando as especificações dos desafios no país, e a junção de nossas expertises no setor de cibersegurança e proteção de dados, nos permitiu construir uma solução robusta para atender a essas demandas”, explica Vanessa Pádua, Diretora de Cibersegurança da Microsoft para América Latina & Caribe.

O PwC | Data Security Cockpit foi desenvolvido para enfrentar esses desafios, proporcionando transparência aos dados, garantindo que eles sejam gerenciados com responsabilidade e apoiando a priorização das ações.

“Esta solução representa um marco importante em nossa missão de proteger os dados pessoais e sensíveis de nossos clientes e ajudá-los a alcançar a conformidade com a LGPD. Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, o momento para essa inovação não poderia ser mais crucial”, completa Joana Mendes, Sócia da PwC Brasil.

A especialista em cibersegurança da PwC Brasil acrescenta que as ameaças na nuvem aumentaram em quase 40% nas empresas no Brasil e no mundo em 2023. Os dados são da pesquisa Digital Trust Insights 2023 que ouviu 3.500 executivos de TI e de negócios do mundo todo, incluindo o Brasil. De acordo com o estudo, 75% dos executivos brasileiros devem aumentar gastos com cibersegurança em 2023. O percentual está acima da média mundial, com 65%.