PwC realiza pesquisa sobre mudanças na área de segurança cibernética

Foto: Pixabay

PwC, ciente das mudanças que a área de segurança digital tem sofrido, realizou a pesquisa Global Digital Trust Insights 2021 (DTI) com o objetivo de apresentar as novidades que estão ocorrendo neste campo. Com a participação de 3.249 executivos de negócios e tecnologia do mundo todo, os dados foram coletados entre julho e agosto de 2020. No Brasil, foram ouvidos 109 executivos. Ao todo, 55% dos entrevistados são executivos de grandes empresas (receita de US$ 1 bilhão ou mais) e 15% estão em empresas com receitas de US$ 10 bilhões ou mais.  

Segundo os CEOs, suas organizações se digitalizaram a uma velocidade surpreendente ao longo dos primeiros três meses de pandemia do Coronavírus. 48% dos executivos brasileiros e 40% dos globais dizem que estão acelerando a digitalização para que seja possível se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia. 

Buscando se atualizar ainda mais nesses tempos diversos, as ambições digitais das empresas globais mudaram: 21% estão transformando seu modelo de negócio principal e redefinindo suas organizações (os “reformuladores”), enquanto 18% estão entrando em novos mercados ou setores (os “exploradores”). Ambas as categorias dobraram desde nossa pesquisa no ano passado. No Brasil, os reformuladores formam um grupo bem menor (7%), enquanto os exploradores também correspondem a 18% da amostra. 

57% dos entrevistados brasileiros planejam aumentar o orçamento voltado para área cibernética, enquanto o número referente ao mundo é de 55%. Já em termos de equipe, 60% dos empresários brasileiros aumentará o número de funcionários da área em suas empresas, em contraste com 51% relativo ao mundo. Esse dado revela a importância deste campo atualmente, tendo em vista que a maioria dos executivos acredita que as receitas dos negócios diminuirão. Por outro lado, os gerentes de contratação enfrentam forte carência no mercado de trabalho cibernético. Os estudos mais recentes indicam que, somente nos EUA, a quantidade de candidatos disponíveis é 50% menor que a necessária no setor cibernético. Globalmente, cerca de 3,5 milhões de empregos de segurança cibernética não serão preenchidos em 2021. 

Uma das principais razões para o aumento nos investimentos na área de cibersegurança é o risco alto de ataques cibernéticos atualmenteNestes tempos de incerteza, as empresas querem segurança. Por conta disso, 41% dos executivos brasileiros e 43% dos globais afirmam que planejam aumentar os testes de resiliência para garantir que, caso ocorra um evento cibernético de alto impacto e baixa probabilidade, suas funções essenciais de negócio continuem funcionando. 

A pesquisa completa pode ser conferida em https://www.pwc.com.br/pt/estudos/servicos/consultoria-negocios/2020/global-digital-trust-insights.html#modules