Realidade virtual e aumentada da DEKRA é usada para treinamento em segurança no trabalho

Foto: Pixabay

A Realidade Virtual e Aumentada tem transformado a gestão de pessoas e dos treinamentos dentro das empresas, com a Realidade Aumentada (RA, em sua sigla em inglês) e Virtual (RV, em sua sigla em inglês) encontrando seu caminho para os regulamentos de treinamento prescritos por muitos países europeus. A DEKRA, líder global em segurança, é um exemplo disso. A empresa alemã lançou, em parceria com a 3spin e um cliente internacional da indústria do petróleo e gás, um curso de treinamento em Realidade Virtual sobre abastecimento de postos de gasolina e logística de petroleiros.

Entre outras soluções para seus clientes, a DEKRA propôs otimizar os treinamentos por meio da Realidade Virtual. “De maneira geral, pode-se dizer que a RV é sempre necessária quando os funcionários devem estar preparados para realizar atividades práticas que na realidade são arriscadas, caras ou de fato inviáveis. Pense em qualquer coisa que envolva fogo: AR complementar pode apoiar a execução prática, garantir a qualidade e mitigar riscos”, explicou o Vice-Presidente Executivo do DEKRA Group e Chefe da Divisão de Treinamento de Serviços, Dietmar Metzger.

Muito além da diversão, o uso da tecnologia VR e AR mudou a forma como as grandes empresas de petróleo, energia e até mesmo aviação, têm realizado os treinamentos de segurança no trabalho. Segundo relatório Setorial de TIC 2019 divulgado pela Associação Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), as perspectivas de investimentos em tecnologias de transformação virtual de 2020 a 2023 são superiores a R$ 4,9 bilhões para o setor de Realidade Virtual e Aumentada no Brasil. Em escala global, estudos da PTC, empresa especialista em tecnologia, indicam que a previsão para 2021 é a movimentação do mercado de Realidade Virtual em cerca de US$ 63 bilhões em todo o mundo.

Assim como a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual ganha espaço nos ambientes industriais. Para entender o uso das tecnologias nesses ambientes, é necessário compreender que se tratam de conceitos diferentes. A Realidade Aumentada surgiu na década de 50, a fim de intensificar a percepção do público nos cinemas e teatros. Como o próprio nome explica, a AR trabalha com a integração entre elementos reais e virtuais de forma aumentada. Hoje, já existem projetos e dispositivos com o uso dessa tecnologia, como o EyeDrive, dispositivo que projeta hologramas com informações de trânsito diretamente no para-brisas do carro. Já a Realidade Virtual cria um ambiente virtual capaz de estabelecer uma interface com um sistema operacional. Ela simula efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis, oferecendo uma imersão autêntica no ambiente projetado. 

Apesar de, nos últimos anos, essa tecnologia ter sido associada apenas ao entretenimento e jogos, o uso industrial se mostrou muito rentável e promissor. “Os processos de fabricação complexos podem ser equalizados no treinamento de RV e os riscos de segurança podem ser impressos nas pessoas com maior rapidez. Isso leva a um aumento significativo na eficiência das medidas de treinamento interno. Os dois últimos aspectos em particular fazem parte do DNA da DEKRA. É por isso que não apenas trabalhamos com essa tecnologia, mas também a integramos em projetos de clientes. Estamos constantemente em busca de inovações em tecnologia de aprendizagem e incorporamos nossas descobertas em projetos internos e externos adequados. Isso resulta em soluções customizadas, mas também em certos padrões que os clientes podem alugar com flexibilidade. Estamos felizes em compartilhar nossa experiência”, finalizou Metzger.