A realidade virtual, além de possibilitar a imersão em um ambiente simulado, está se tornando cada vez mais presente no cotidiano moderno. Esta tecnologia é capaz de agregar elementos virtuais à percepção visual da realidade, bastante frequente em jogos e redes sociais.
Pensando no aumento da utilização desse tipo de ferramenta, a empresa automotiva bávara BMW, e a multinacional tecnológica META decidiram unir esforços para implementá-las em meios de transporte convencionais.
Em um vídeo divulgado no YouTube pelo canal Meta Quest, os colaboradores das duas indústrias, assim como o presidente da META, Mark Zuckerberg, afirmam que a proposta trará diversos benefícios como viagens mais confortáveis e divertidas.
Para que seja possível o aproveitamento da imersão, todo o processo será transmitido através de óculos computacionais, nomeados como “Insight” que estão atualmente em uma intensa fase de testagem.
A iniciativa já está em discussão desde o ano de 2021, porém dificuldades técnicas obstruíam o progresso da tecnologia. No caso, dispositivos de realidade aumentada dependem de um sensor chamado “Inertial motion sensors – IMUs”. Esses dispositivos não são eficientes para monitorar objetos em alta velocidade como carros e outros veículos, por isso sua aplicação em tecnologias automotivas ainda é limitada.
A junção da Meta e da BMW nesse projeto tem como objetivo encontrar soluções para tal dificuldade integrando os sensores da BMW com o sistema de rastreamento “Meta Quest Pro” do dispositivo de realidade virtual da META.
Ainda não foi divulgado a data de lançamento do projeto, no entanto é importante destacar que o objetivo é aplicar a nova tecnologia em todos os meios de transportes. Sendo assim, diversos públicos terão a oportunidade de fazer uso da realidade virtual.