Recuperador de bordas da Voith apresenta resultados positivos em 1ª referência na América Latina

Foto: Divulgação – Voith

Desde janeiro de 2017, a fabricante de papel GreenPaper, instalada na cidade de San Nicolás de los Garza, no estado de Nuevo León, no México, tem os recuperadores de bordas EdgeExpert da Voith na mesa plana da Capa da PM3. Esta é a primeira referência deste tipo de equipamento na América Latina.

A instalação do equipamento proporcionou uma grande economia de matéria-prima para o fabricante e os resultados alcançados superaram as expectativas. “A coleta de fibras brancas diretamente nas bordas do jato da caixa de entrada da tela Capa, antes de sua mistura com outras fibras de menor qualidade, permite a expressiva recuperação de 70 a 80 toneladas por mês de fibras brancas”, comenta Federico Chávez Gómez, Gerente de Projetos Mecânicos e Engenharia da GreenPaper. “O EdgeExpert mantém limpas as bordas da tela Capa, evitando quebras de folha por pelotes de massa nesta tela, além de melhorar a formação e aparência final das bordas do papel após o coating”, conclui.

O EdgeExpert promove a coleta das bordas do jato que deixa a caixa de entrada antes que o jato incida sobre a tela. A largura da borda a ser recuperada pode ser ajustada em função de demandas específicas de cada produção. Com isto, se promove a coleta e desvio das bordas diretamente para a calha de água branca da tela em questão, evitando que estas fibras se misturem com outras fibras em pontos de ply-bond. Assim, obtém-se uma significativa recuperação e reutilização destas fibras, com relevante economia operacional. Além disso, o EdgeExpert consome pouca água, devido ao design dos bicos.

A instalação dos recuperadores de borda EdgeExpert é fácil e econômica – independentemente do fabricante original da máquina. O processo de montagem leva poucas horas e pode estar atrelado a uma parada programada de manutenção. Com seu projeto arrojado, o EdgeExpert possui tubos dispersores para limpeza contínua, e funciona também como um limitador de formato para a zona inicial de drenagem, evitando ondas na suspensão e, consequentemente, transtornos para o perfil transversal de peso seco.

O conhecimento e a experiência da Voith, fornecedora completa para o mercado de papel, foram fundamentais para entender a necessidade do cliente e assim identificar o que era preciso fazer para elaborar e concretizar este projeto. “A satisfação do cliente com os resultados apresentados mostra que o EdgeExpert é uma ótima opção para os fabricantes que buscam economia de matéria-prima com melhoria da performance na produção do papel. A Voith tem muito o que contribuir para o pleno desempenho de projetos sustentáveis e econômicos,” destaca Antonio Lemos, Presidente da Voith Paper Products & Services da América do Sul.