Rede de concessionários da Porsche no Brasil investe em soluções de sustentabilidade

Foto: Divulgação Porsche

A rede de concessionários Porsche têm se esmerado em buscar alternativas mais sustentáveis de operação. Mais do que ações isoladas, entretanto, essa filosofia faz parte de um posicionamento da marca, que foi desenhado há alguns anos e vem se multiplicando para todos os elos da cadeia.

Desde que assumiu publicamente um compromisso com as metas climáticas acordadas em Paris, em 2015, a Porsche busca diferentes soluções para redução de poluentes. Entre as vertentes adotadas, destacam-se as pesquisas com eFuels (combustíveis sintéticos), bem como o envolvimento de stakeholders em diversas ações conscientizadoras, incentivando ações e cobrando serviços mais sustentáveis.

A ambição da Porsche é que, em 2025, mais de 50% dos veículos vendidos sejam eletrificados. Por exemplo, veículos híbridos plug-in (“PHEVs”) ou veículos totalmente elétricos (“BEVs”). Para 2030, a ambição é atingir o volume de mais de 80% das vendas constituído de veículos totalmente elétricos. Contudo, o comprometimento com a descarbonização não se resume a esta ambiciosa meta.

A fim de reduzir significativamente as emissões de CO₂, a Porsche consolidou a descarbonização contínua de seus processos nessa estratégia, envolvendo não só a produção dos veículos e as emissões provocadas por eles, mas também a cadeia de valor. Como parte desta estratégia, a empresa trabalha para atingir a neutralidade em carbono em toda a cadeia em 20301 e neutra em carbono durante toda a fase de uso para seus futuros veículos elétricos. A Porsche mede este progresso através de uma métrica interna chamada “DCI”2 (índice de descarbonização).

A Porsche tem trabalhado sistematicamente para implementar esta visão. A fábrica em Zuffenhausen é neutra em emissões de carbono desde 2020. As operações em Weissach e Leipzig atingiram o mesmo nível em 2021. Além disso, a Porsche, desde julho de 2021, procura exigir que seus fornecedores o uso de energia renovável para atividades de manufatura para novos projetos.

E é exatamente essa filosofia que ganha contornos reais na outra ponta dessa cadeia, que é a rede de concessionários Porsche, o principal ponto de contato da marca perante os consumidores.

Concessionários adotam prática sustentáveis
No Brasil, a iniciativas têm se alinhado categoricamente ao propósito da matriz. Primeiro centro mundial de serviços a reunir reparos de materiais nobres de carroceria, como alumínio e fibra de carbono, à manutenção de baterias de carros híbridos e elétricos, o Service Body & Paint, que pertence à Porsche Center São Paulo, representada pelo Grupo Stuttgart, instalou um conjunto de painéis fotovoltaicos em sua edificação composto por 311 módulos, com capacidade esperada de geração de energia aproximada de 18.000 kWh por mês.

Os painéis entraram em operação já em dezembro de 2022. A capacidade de geração é superior à média histórica de consumo (aproximadamente 15.000 kWh por mês), resultando em 100% de capacidade de geração de energia limpa. A Stuttgart trabalha, no entanto, com a previsão de que o consumo irá aumentar até se estabilizar em torno de 20.000 kWh por mês. Nesse caso, o sistema tem capacidade para fornecer até 88% da energia consumida.

Já o Porsche Center Belo Horizonte, operado pelo grupo Bamaq, conta com aproximadamente 1.500 placas solares instaladas no complexo onde está localizado. Estas placas são capazes de produzir energia suficiente para abastecer 100% do consumo de energia elétrica das operações do concessionário.

E isso não é tudo: o Porsche Center São Paulo Oeste, com inauguração esperada para o primeiro semestre de 2023, contará com 202 painéis capazes de gerar valores mensais médios de 11.350 KWh ou 65% da energia necessária estimada para a operação. Adicionalmente, o projeto arquitetônico incluirá mais de 480 m2 de fachada verde, com plantas vivas. Neste caso, o destaque é que o projeto conta também com um sistema de captação de água de reuso para irrigação da fachada verde, com capacidade de armazenamento de aproximadamente 15.000 litros. O novo Porsche Center será operado pelo grupo BEXP.

“Estamos completamente convencidos de que nosso raio de ação não se limita ao lançamento de novos modelos adeptos à eletromobilidade, que, por si só, já reduz significativamente o nível de emissões ao meio ambiente. O propósito da Porsche é envolver toda a cadeia com meios sustentáveis de operação, como esses três ótimos exemplos que temos hoje em nossa rede de Concessionários”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.