Representantes da Baviera no exterior se reúnem para discutir estratégias de transição energética

Foto: Divulgação Representação da Baviera no Brasil

Após dois anos de encontros realizados de forma remota, os representantes do Estado Livre da Baviera no exterior se reuniram presencialmente entre os dias 12 e 14 de julho, em Munique. Entre os presentes estavam os chefes das representações de Israel, Montreal, México, Índia, Suíça, República Tcheca, Romênia, Eslováquia, Turquia, África do Sul, Áustria, Israel, Etiópia, China, Chile, Estados Unidos, Arábia Saudita, Inglaterra, Bulgária, Vietnã, Emirados Árabes Unidos, Croácia, Hungria e Egito. O Brasil também marcou presença, com a participação da Representante do Estado Livre da Baviera, Dra. Claudia Bärmann Bernard. 

As representações atuam como interlocutoras locais para empresas bávaras nos países por meio de informações sobre investimentos e facilitação de cooperações entre empresas, bem como o apoio no processo de entrada nos mercados regionais. No Brasil, a Representação existe desde 1999 e está institucionalmente ligada à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.  

A Baviera se apresenta às empresas internacionais como local atrativo para investimentos que assume um papel líder no contexto global. Durante o encontro deste ano, os representantes discutiram diversos temas, entre eles a estratégia de hidrogênio da Baviera.  O encerramento se deu com uma visita à Proton Motor Fuel Cell GmbH, que teve como objetivo se informar sobre as tecnologias inovadoras de células de combustível de hidrogênio fabricadas pela empresa.  

Um outro tema central do encontro foi o projeto da Câmara de Comércio e Indústria de Munique e da Bayern International intitulado “ONLINE erfolgreich im Ausland”, que é direcionado às pequenas e médias empresas (PMEs). Adicionalmente, o projeto “International Scouting”, lançado por uma cooperação entre a Bayern Innovativ, Bayern Internacional, Invest in Bavaria e pelos Representantes Oficiais do Estado também foi discutido.