Grupo RISA adquire 50 caminhões Actros para tritrens no transporte de grãos

Foto: Divulgação Mercedes-Benz

O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2651 novamente ganha a preferência do Grupo RISA, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste com sede em Balsas, no Sul do Maranhão. Com 122 unidades desse modelo em operação desde 2018, o cliente acaba de adquirir mais 50 unidades para renovação e ampliação de frota.

Na RISA, os cavalos mecânicos Actros 2651 6×4 puxam o chamado tritrem, multicomposição idealizada pela própria empresa e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários. São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, numa média entre 600 e 1.000 km de distância conforme a área agrícola, e volta do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário.

“Os nossos Actros operam principalmente com tritrens, mas também com rodotrens. Estes extrapesados Mercedes-Benz ganharam a aprovação na empresa pela melhor performance entre todas as marcas de caminhões da nossa frota, tanto é que estamos renovando novamente com Actros”, diz José Antônio Gorgen, diretor presidente do Grupo RISA. “O Actros nos dá resultados em termos de economia no consumo de combustível, robustez e satisfação dos motoristas com o conforto, especialmente pela Cabina Leito Teto Alto, uma vez que eles só trabalham durante o dia e podem usar a cama da boleia para descanso e pernoite”.

O cliente informa ainda que conta a favor do Actros o fato dele manter o mesmo desempenho tanto na estrada como dentro das fazendas de soja, milho e sorgo. “O tritrem com basculamento lateral oferece rapidez no descarregamento de grãos e de fertilizantes, aumentando a produtividade no escoamento da produção agrícola. Além disso, tem mais facilidade de operação em comparação com o basculante convencional, que necessita de mais área para movimentação”.

De acordo com o cliente, o tritrem tem as mesmas dimensões e capacidade de um rodotrem, com 26 metros de comprimento, 9 eixos e 74 toneladas de PBTC – Peso Bruto Total Combinado. O diferencial são as três carretas, num conjunto que atende plenamente à legislação do setor.