A Rolls-Royce começou, com um consórcio de cinco empresas e institutos de pesquisa, a desenvolver as tecnologias necessárias para um motor de combustão de hidrogênio altamente eficiente e pioneiro para acionar sistemas combinados de calor e energia (CHP, na sigla em inglês). No âmbito do projeto Phoenix (Performance Hydrogen Engine for Industrial and X), financiado pelo governo alemão, o consórcio pretende gerar a mesma energia elétrica e térmica (densidade de potência e eficiência) atualmente disponível através de unidades CHP a gás natural na gama de potência mais elevada de até 2,5 MW. Quando alimentada por hidrogênio verde, essa central de energia estacionária da próxima geração será capaz de funcionar de forma completamente neutra em carbono. O projeto está sendo financiado pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Proteção Climática em um total de quase cinco milhões de euros.
“Estamos convencidos de que os motores de combustão continuarão a ser uma parte essencial do fornecimento de energia confiável durante a transição energética”, disse o Dr. Jörg Stratmann, CEO da Rolls-Royce Power Systems. “Estamos tornando-os amigos do clima com combustíveis sustentáveis. É por isso que nós da Rolls-Royce estamos investindo no desenvolvimento de motores a hidrogênio. O consórcio no projeto Phoenix, com a sua experiência combinada, é uma garantia de sucesso na abordagem deste grande desafio técnico.”
A Rolls-Royce já desenvolveu um motor de combustão mtu movido a gás que pode usar hidrogênio como combustível, mas o projeto Phoenix desenvolverá a tecnologia para um motor a hidrogênio ainda mais eficiente. O hidrogênio é um dos vários combustíveis alternativos utilizados pela Rolls-Royce para tornar o seu portfólio de motores mais sustentável. Ela está tornando seu portfólio de motores mtu alternativos compatíveis com combustíveis alternativos, como óleo vegetal hidrotratado (HVO, na sigla em inglês) e combustíveis eletrônicos, além de estar fortemente envolvida na exploração do uso de metanol para aplicações marítimas.
Os participantes do projeto Phoenix estão desenvolvendo os componentes necessários para um motor de combustão a hidrogênio inédito, como o sistema de injeção, o grupo de pistão e o sistema de ignição, bem como um lubrificante completamente novo. Os parceiros do projeto são: Rolls-Royce como coordenadora; o Instituto de Sistemas de Propulsão Móvel Sustentável da Universidade Técnica de Munique; MAHLE Konzern; Fuchs Lubricants Germany GmbH; o Instituto Federal Alemão de Pesquisa e Teste de Materiais (BAM); e a divisão Bosch Large Engine, que apoia os parceiros do projeto Phoenix como parceiro de cooperação.
O projeto conjunto está programado para durar três anos. Nessa altura, terá sido desenvolvido um conceito de tecnologia suficientemente maduro para utilização num protótipo de motor completo.