Santander concedeu mais de 156 mil bolsas de estudo, estágio e empreendedorismo em 2020

Foto: Pixabay

O Grupo Santander, por meio do Santander Universidades, concedeu mais de 156 mil bolsas de estudos, estágios e apoio ao empreendedorismo em 2020. O investimento de 110 milhões de euros representa uma alta 56% em relação a 2019.

Das bolsas concedidas, mais de 48.800 se destinaram a universitários e já graduados para o desenvolvimento de suas habilidades. Mais de 32.700 apoiaram o impulso de projetos de desenvolvimento e mais de 75.200 foram para estágios e programas de capacitação e orientação profissional. No Brasil, foram concedidas 24.857 bolsas, com um investimento de R$ 41,4 milhões.

O forte impacto da pandemia e suas consequências na esfera educacional, social e econômica causaram, no mês de março do ano passado, um replanejamento das ações do Santander Universidades em todos os países nos quais atua.

Mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações promovidas pelo Santander Universidades. Para as bolsas e apoios à transição digital foram destinados mais de 30 milhões de euros a diferentes iniciativas. Como o Fundo Supera covid -19 para projetos de pesquisa, impacto social e redução da exclusão digital, o auxílio a alunos em situação econômica desfavorável e a promoção da empregabilidade e do desenvolvimento profissional, entre outros.

Para diminuir a desigualdade digital entre estudantes, foi fundamental a disponibilização de recursos tecnológicos pelo Santander, bem como a formação online como alternativa a alguns programas presenciais ou bolsas de mobilidade, que tiveram de ser modificados devido às restrições derivadas da pandemia. Ações específicas foram tomadas nesta frente, como as bolsas #YoMeQuedoEnCasa e #InvierteEnTi para a formação no desenvolvimento de competências transversais, digitais e linguísticas com o objetivo de melhorar a empregabilidade e o desenvolvimento profissional de alunos, licenciados e professores. Nesse sentido, o escopo foi estendido, pela primeira vez, a novos grupos afetados pela covid-19, como é o caso dos desempregados, com o objetivo de aprimorar suas aptidões para enfrentar um mercado de trabalho em plena transformação.

Em relação ao compromisso do Banco Santander de apoiar e acompanhar jovens empreendedores, articulado por meio do Santander X, a entidade lançou em 2020 diversas iniciativas globais e locais como o Santander X Tomorrow Challenge – que buscou soluções inovadoras para mitigar as consequências socioeconômicas da pandemia. Ainda nesta área foi lançado o Santander X Global Award, para identificar projetos de alto impacto que precisavam acelerar seu crescimento e soluções inovadoras que estavam nos estágios iniciais de desenvolvimento de negócios.

“Parte desta mudança veio para ficar, não só porque a pandemia continua a afetar a normalidade da vida social e universitária, mas também porque a oferta de formação online, ou híbrida, se consolidará como responsabilidades relevantes do ensino superior. Continuaremos apoiando a universidade para enfrentar estes e outros desafios que lhe permitem continuar a desempenhar um papel relevante no futuro da sociedade ”, disse Javier Roglá, Diretor Global do Santander Universidades.