Santander leva arte contemporânea a caixas eletrônicos de São Paulo

Arte de autoria de André Feliciano. Foto: Divulgação.

O Santander Brasil presenteou São Paulo com a primeira exposição de arte contemporânea em caixas eletrônicos do mundo. Desde o dia 25 de janeiro, quando a capital paulista completou 467 anos, 90 caixas eletrônicos funcionais de toda a cidade foram transformados em obras de arte dando início ao primeiro Caixa Eletrônico Parade. A ação teve curadoria de Carlos Trevi, coordenador do Farol Santander São Paulo, Porto Alegre e da Coleção Santander Brasil, em projeto assinado pela Suno com execução da Madai.

“Nossa intenção foi mostrar que podemos extrair beleza artística em todos os elementos que nos cercam, ir além das paredes dos nossos centros culturais. É inusitado, ousado e até divertido – elementos que a arte contemporânea possui. É muito necessário levar esse humor para os clientes do Banco na cidade de São Paulo, um dos grandes centros mundiais de arte urbana – um presente de arte e alegria à cidade em seu aniversário”, afirmou Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade.

“Nos inspiramos nos melhores exemplos de intervenções culturais urbanas que existem hoje no mundo, levando em conta que, para nós, o mundo financeiro e o das artes sempre estiveram juntos”, afirmou Igor Puga, diretor de Marca e Marketing do Santander Brasil. “E levamos em conta a necessidade de distribuir as obras por todas as regiões da metrópole, como uma forma de democratizar o acesso à arte, considerando que os caixas eletrônicos são frequentados por públicos de todos os perfis.”

“Os ATMs se tornaram uma tela em branco para 30 artistas com atuação de destaque na arte de rua e em intervenções urbanas em São Paulo, referência internacional no assunto, para garantir que os nossos caixas fossem representassem obras à altura dos artistas que convidamos para essa experiência. O primeiro Caixa Eletrônico Parade também é mais uma oportunidade para estimular o trabalho de quem faz parte da economia criativa nacional”, explica Carlos Trevi, coordenador do Farol Santander em São Paulo e Porto Alegre e da Coleção Santander Brasil. As intervenções têm diversos formatos e matérias-primas: pinturas, grafites, colagens, tricôs, lambe-lambes, pelúcias, tecidos, materiais reciclados e equipamentos eletrônicos que seriam descartados, entre outros. “Fora as limitações de segurança, não havia qualquer restrição para a criação”, acrescentou.

Entre os artistas convidados, estão André Penteado e Karlla Girotto, Luiz Braga, Tec, Presto, Jotapê, Carolina Ponte, Lau Guimarães e Dablio Black, que já estrelaram exposições em museus e galerias em todo o mundo. Flávia Junqueira, cujas instalações já ocuparam o Farol Santander, ficou encarregada de transformar três ATMs de São Paulo.

Cada obra terá um QR Code que contém o nome do artista, da obra e a temática selecionada. A relação de artistas e de locais de exposição podem ser consultadas em www.santander.com.br/artems. A mostra ocorrerá até 23 de março.