SAP anuncia parceria para impulsionar IA generativa em aplicações empresariais

Foto: Divulgação SAP

SAP e NVIDIA anunciaram a expansão de parceria focada em acelerar a capacidade dos clientes empresariais em aproveitar o poder transformador dos dados e da Inteligência Artificial (IA) generativa em todo o portfólio de soluções e aplicações na nuvem da SAP.

As empresas estão colaborando para entregar a IA Empresarial da SAP, incluindo capacidades escaláveis de IA generativa específicas para negócios por meio do copiloto Joule, da SAP, em todo o portfólio de soluções e aplicações na nuvem da empresa, facilitando o uso da tecnologia de forma relevante, confiável e responsável ao mesmo tempo que fornece acesso instantâneo a uma ampla variedade de modelos de linguagem (LLMs).

Como parte da iniciativa contínua da SAP de integrar IA generativa diretamente nas aplicações que impulsionam os negócios, a parceria visa ajudar os clientes a adotarem estes recursos em suas organizações. Para tanto, a SAP vai utilizar o serviço de IA generativa da NVIDIA Foundry para ajustar os LLMs para cenários específicos de domínio e implantar aplicações com o novo NVIDIA NIM. SAP e NVIDIA planejam disponibilizar os novos recursos até o final de 2024.

“Os clientes empresariais desejam aproveitar a tecnologia de ponta que oferece valor real aos negócios”, afirma Christian Klein, CEO e Membro do Conselho Executivo da SAP. “Parcerias estratégicas, como essa entre SAP e NVIDIA, estão no cerne de nossa estratégia de investir em tecnologia que maximize o potencial e as oportunidades da IA para os negócios. A experiência da NVIDIA em fornecer capacidades de IA em escala ajudará a SAP a acelerar o ritmo da transformação e a atender melhor nossos clientes na nuvem.”

As duas empresas estão trabalhando de forma integrada para ofertar IA generativa em soluções na nuvem da SAP, incluindo o recém-lançado SAP Datasphere, o SAP Business Technology Platform (BTP) e o RISE with SAP.

A SAP planeja construir capacidades adicionais de IA generativa dentro do SAP BTP usando o serviço de IA generativa da NVIDIA Foundry, incluindo recursos de supercomputação em nuvem como o NVIDIA DGX, o software NVIDIA AI Enterprise e modelos do NVIDIA AI Foundation. As novas capacidades são projetadas para serem a base do desenvolvimento e implantação de IA generativa para os clientes da SAP e estarão acessíveis no hub de IA generativa no SAP AI Core e no SAP Datasphere.